POPULAçãO SéNIOR: PROBLEMáTICAS E PERSPETIVAS DE INTERVENçãO
Código: 11052
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Envelhecimento
    Qualidade de vida
    Integração
Docente:
Ana Paula Afonso
Área Científica: Educação
Correio Eletrónico: aafonso@lead.uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular procura-se, em primeiro lugar, situar o conceito de sénior numa perspectiva biológica, psicológica, social e cultural. De seguida, abordam-se as questões ligadas ao idadismo, ao diálogo intergeracional, à inclusão social e à qualidade de vida. Por último, analisa-se o conceito de envelhecimento activo e o papel das Instituições vocacionadas para este tipo de população, neste âmbito.
São abordadas questões inerentes ao envelhecer, causas, consequências, assim como, o carácter unipessoal deste fenómeno. Ou seja, todos envelhecemos mas o processo de envelhecimento não é igual para todas as pessoas. Neste âmbito são abordadas as implicações sociais, culturais e psicológicas inerentes ao processo de envelhecimento. Procuramos desconstruir mitos, estereótipos e preconceitos relativamente a este processo e, ao mesmo tempo avaliar as consequências destes na qualidade de vida das pessoas.
Na perspetiva de qualidade de vida, abordamos as questões do envelhecimento ativo, tendo em conta os seus princípios orientadores. Damos particular relevo à rede social de apoio, ao diálogo intergeracional, ao papel das Universidade da Terceira Idade e ao papel das TIC na manutenção dos laços e da vida ativa neste período de vida das pessoas.
 


Competências:
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
  • Identificar as ideias do senso comum sobre os seniores;
  • contextualizar as problemáticas dos seniores;
  • compreender situações problematizantes;
  • confrontar, questionar e posicionar-se de modo fundamentado face a problemáticas dos seniores


Conteúdos:
  • O que significa envelhecer: Análise e perspetivas;
    Os seniores na sociedade atual.


Bibliografia:
Osório, A. R. (2007). As pessoas idosas: Contexto Social e Intervenção Educativa. Lisboa: Instituto Piaget.
 Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar
Cupoertino, P., Rosa, F. & Ribeiro, P. (2007). Definição de Envelhecimento Saudável na perspetiva de Indivíduos Idosos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(1), 81-86.
Sousa, L., Galante, H. & Figueiredo (2003). Qualidade de vida e bem-estar dos idosos: um estudo exploratório na população portuguesa. Revista de Saúde Pública 37(3), 364-71.
Schneider, R. & Irigaray, T. (2008). O envelhecimento na atualidade: aspetos cronológicos,
biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia 25(4), 585-593
Daniel, F, Simões, T. & Monteiro, R. (2012).  Representações sociais do «envelhecer no masculino» e do «envelhecer no feminino». ex æquo 26, 13-26
Santos, A., Loureiro, M. & Fragoso, V. (org.) (2010). Revista transdisciplinar de Gerontologia. 3(2), 7-101
Pinto, M. (2008). Da aprendizagem ao longo da vida ou do exemplo de uma relação ternária: agora, antes e depois. Cadernos de apoio de FLUP. Maia: Faculdade de Letras de Universidade do Porto.
Marques, S. & Lima, M. L. (2010). Idadismo e a construção socialda idade ou as razões psicossociais para o sucesso dos antirugas, do botox e da tinta para o cabelo, In Mind_Português, 1(1), 13-21
Ferreira-Alves, J& Novo, R. (2005). Avaliação da discriminação social de pessoas



Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.