ECONOMIA DA EMPRESA
Código: 62011
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    Modelos de base
    Oligopólio
    Microeconomia e estratégia
    Economia pública e empresas
Docente:
Tiago Carrilho Ribeiro Mendes
Área Científica: Economia.
Correio Eletrónico: tiago.mendes@uab.pt

Sinopse:
O principal objetivo desta unidade curricular é ensinar a forma como a Economia pode ser útil para a tomada de decisão nas empresas. A unidade curricular está estruturada para que se faça a ligação entre a teoria económica e o estudo de casos práticos empresariais.


Competências:
• Apreensão das teorias económicas de base da Economia da Empresa;
• Compreensão da forma como a teoria económica é útil para o estudo da realidade empresarial;
• Aprendizagem da tomada de decisão empresarial na ótica da economia;
• Capacidade de construção de novos conhecimentos avançados na ótica económica sobre o mundo empresarial.


Conteúdos:
• Conceitos básicos
• Mercados e empresas
• Oligopólio
• Comportamento estratégico
• Estado e empresas


Bibliografia:
Bibliografia obrigatória:
• Morgado, António José & Ferreira, Paulo (2021). Princípios de Microeconomia, Rei dos Livros, Lisboa.
• Varum, Celeste et al. (2018). Economia Industrial: Teoria e Exercícios Práticos. Edições Sílabo, Lisboa.
A bibliografia complementar será disponibilizada na plataforma moodle ao longo do curso.
 


Metodologias de Ensino:
Ensino a Distância / E-learning.


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.