ARQUITETURA ORGANIZACIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAçãO
Código: 22145
ECTS: 7,5
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Sistemas de Informação Empresariais
Palavras-Chave:
    Sistemas de informação organizacionais
Docentes:
Miguel Mira da Silva
Correio Eletrónico: mms@ist.utl.pt

José Manuel Tribolet
Correio Eletrónico: jmt@inesc.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular explica como é que as organizações utilizam os sistemas de informação para atingir os seus objetivos estratégicos.


Competências:
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
• Conceber, modelar, analisar, implementar, gerir e controlar as organizações, relevando a importância de compreender e conhecer os processos de negócio, as atividades e as interações entre pessoas e computadores que são efetivamente realizadas nas organizações.
• Desenvolver a compreensão da base e das diferentes dimensões dos espaços organizacionais num quadro de referência rigoroso, no âmbito do qual as relações e o alinhamento entre as tecnologias da informação e realidade das empresas.
• Conhecer e aprender a controlar os aspetos de mudança organizacional induzidos pelas intervenções nos sistemas de informação.


Conteúdos:
O programa abarca os seguintes tópicos:
• Introdução aos Sistemas de Informação
• Negócios Digitais e Colaboração
• Sistemas de Informação, Organizações e Estratégia
• Questões Éticas e Sociais
• Sistemas de Informação Empresariais
• Sistemas de Comércio Eletrónico
• Sistemas de Gestão do Conhecimento
• Sistemas de Apoio à Decisão
• Implementação de Sistemas de Informação
• Gestão de Projeto de Sistemas de Informação


Bibliografia:

 Laudon, C.L., Laudon, J.P. (2013). " Management Information Systems - Managing the Digital Firm". 13th Edition, Pearson Education.



Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 210
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.