CONTROLO DE GESTãO
Código: 22151
ECTS: 7,5
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia e Gestão
Palavras-Chave:
    Avaliação do desempenho organizacional
    Balanced Scorecard
    Objetivos, indicadores e metas
Docente:
Manuel Filipe Mouta Lopes
Área Científica: Gestão.
Correio Eletrónico: manuel.lopes@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar ao aluno, conhecimento teórico-prático adequado ao controlo de gestão nas organizações. Este conhecimento será traduzido pela aprendizagem à utilização de ferramentas para o tratamento de informação financeira sobre custos, proveitos e resultados (disponibilizada pelo sistema contabilístico) conforme os objetivos de gestão das diferentes vertentes da atividade organizacional. As vertentes abordadas resultam da segmentação das organizações por funções empresariais, produtos, serviços ou actividades.


Competências:
Espera-se que cada aluno aprenda a utilizar medidas financeiras e a segmentar a organização, para que a informação financeira disponibilizada, permita:  
• Conceber relatórios financeiros de cariz, mais operacional, e menos contabilístico.
• Tomar decisões internas à organização, como escolha ou abandono de produtos, criação ou expansão de determinadas actividades.
• Estruturar a organização de forma orientada para as melhores práticas operacionais e de recursos humanos.


Conteúdos:
1. Modelos de Corporate Governance: Papel dos Acionistas e dos Steakholders
2. A Gestão Empresarial e a sua missão: Criação de valor e papel do Controlo de Gestão; Gestão no sentido da melhoria do desempenho empresarial; Teoria da Agência e suas implicações nas organizações; Instrumentos de controlo de gestão;
a. A Gestão da Informação Financeira: Os instrumentos de informação financeira; Análise de valor numa perspetiva multidimensional; Da MCR (margem de contribuição residual) ao Economic Value Added (Lucro económico);A criação de valor para o Acionista.
b. A Gestão com base nos processos: Da gestão funcional à gestão por processos; Activity-based Costing; A informação financeira numa lógica de gestão baseada nas actividades Apuramento dos resultados pela metodologia ABC
c. A Organização através de Centros de Responsabilidade: centros de custo e centros de Lucro (Profit Centers); Perspetivas na definição da estrutura organizativa; A definição e características dos centros de responsabilidade; Modelos de avaliação da "performance" financeira; Sistemas de preços de transferência interna;
3. A estruturação da informação - Do Tableau de Bord ao Balanced Scorecard: Metodologia na sua conceção e implementação; Da Contabilidade Geral à Contabilidade Analítica; Sistemas de informação para executivos (EIS); Contributos para o modelo de avaliação do desempenho.


Bibliografia:
• Franco, V.; Oliveira, A. (2008). Temas de Contabilidade de Gestão : Os Custos, Os Resultados e a Informação para a Gestão. Lisboa Livros Horizonte.
• Drury, C. (2007). Management and Cost Accounting. London: Thomson.
• Horngren, C; Bhimani, A e Foster, G. (2005). Management and Cost Accounting. Prentice-Hall: Europe.


Metodologias de Ensino:
Blended learning


Total de Horas de Trabalho: 210
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.