PRODUçãO DE CONTEúDOS MULTIMéDIA
Código: 22152
ECTS: 7,5
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Sistemas de Informação Empresariais
Docentes:
Daniel Gonçalves
Correio Eletrónico: daniel.goncalves@inesc-id.pt

Joaquim Jorge
Correio Eletrónico: jaj@inesc.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular pretende ministrar aos alunos conhecimentos na área da produção de conteúdos multimédia. São descritos os vários tipos de informação multimédia com que podemos lidar (texto, áudio, imagem, vídeo), bem como as formas em que estes podem ser usados e as restrições envolvidas no seu uso. Serão discutidas formas de algoritmos e técnicas para processar esses conteúdos. Focar-se-ão em seguida aspetos referentes à sua distribuição. Dominados os conteúdos, será ensinado como os usar para a criação de apresentações multimédia de elevado impacto.


Competências:
No termo do processo de formação nesta unidade curricular os estudantes devem estar capazes de:
- Identificar os vários tipos de informação multimédia e as suas especificidades;
- Descrever de que forma podem esses tipos ser manipulados;
- Programar aplicações multimédia;
- Discriminar aspetos relacionados com armazenamento e transmissão de multimédia;
- Criar apresentações multimédia de elevada qualidade.


Conteúdos:
1. Introdução
2. Tipos de informação multimédia: Texto.
3. Tipos de informação multimédia: Áudio
4. Tipos de informação multimédia: Imagem bitmapped.
5. Tipos de informação multimédia: Imagem vetorial
6. Tipos de informação multimédia: Vídeo.
7. Processamento e Visualização: Áudio e Imagem.
8. Processamento e Visualização: Vídeo.
9. Princípios de design gráfico
10. Apresentações Multimédia
11. Copyright & DRM
12. Standards MPEG


Bibliografia:
- Nigel Chapman e Jenny Chapman, “Digital Multimedia”, 3rd Edition, John Wiley & Sons, 2009
- Garr Reynolds, Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, New Riders, 2008
- Harald Kosch, “Distributed Multimedia Database Technologies”, CRC Press, 2003
- Ralf Steinmetz and Klara Nahrstedt, “Multimedia Systems”, Springer 2003
- Jakob Nielsen, “Multimedia and Hypertext”, Academic Press 1996


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 210
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.