ENGENHARIA ECONóMICA
Código: 22159
ECTS: 7,5
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia e Gestão
Palavras-Chave:
    Cálculo Financeiro
    Análise Financeira
    Análise de Rendibilidade
    Seleção de Investimentos
Docente:
Manuel Filipe Mouta Lopes
Área Científica: Gestão.
Correio Eletrónico: manuel.lopes@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular tem por objetivo fundamental proporcionar ao aluno, conhecimento teórico-prático adequado à análise de decisões de investimento nas empresas. Este conhecimento será adquirido pela aprendizagem sobre as fontes de informação financeira disponíveis e pelo estudo de viabilidade económico-financeira de projetos de investimento.


Competências:
Como tal, espera-se que cada aluno aprenda a:
- Selecionar os critérios de avaliação adequados ao tipo de investimento em estudo (VAL, TIR, Payback Period);
- Aplicar os critérios de avaliação para valorização de investimentos financeiros e reais;
- Escolher entre investimentos alternativos, mutuamente exclusivos, com horizontes temporais diferentes ou com restrições orçamentais.


Conteúdos:
1. Princípios de Cálculo Financeiro: A dimensão tempo, a atualização e a capitalização; Juros simples e compostos; Anuidades e perpetuidades; valor Atual e Custo de Oportunidade.
2. Planeamento e Análise Financeira: Principais documentos financeiros; Indicadores económico-financeiros e de funcionamento;
3. Critérios de Análise da Rendibilidade de Projetos de Investimento: O Valor Atual Líquido (VAL); A Taxa Interna de Rendibilidade (TIR);Outros critérios de rendibilidade;
4. Seleção entre Investimentos Alternativos: Cash Flows diferenciais e análise de investimentos de substituição; Análise de investimentos de diferente duração e ciclo de vida; O timing óptimo do investimento e o diferimento da decisão de investir; Restrições orçamentais. 


Bibliografia:
• Soares, J., Fernandes, A., Março, A. E Marques, J. (2006). Avaliação de Projectos de Investimentos na Óptica Empresarial. Edições Sílabo.
• Brealey, R., Myers, S. e F. Allen (2007). Princípios de Finanças Empresariais. McGraw-Hill.
• Ross, S., Westerfield, R. e Jordan, B. (2005). Corporate Finance Fundamentals. McGraw-Hill.


Metodologias de Ensino:
Blended learning


Total de Horas de Trabalho: 210
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.