HISTóRIA CULTURAL E ARTíSTICA ALEMã
Código: 51161
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Sem Área Cientifica
Palavras-Chave:
    Cultura Alemã
    Romantismo
    Expressionismo
    Filme
Docente:
Gerald Bär
Área Científica: Literatura Alemã; Literaturas Comparadas; Estudos Artísticos.
Correio Eletrónico: gbar@uab.pt

Sinopse:

Esta unidade curricular oferece uma visão panorâmica da história cultural e artística alemã, possibilitando a aquisição de conhecimentos genéricos importantes para a compreensão de conceitos de cultura e identidade nacional. Dá a conhecer e analisar contextualizadamente temas, motivos e obras paradigmáticas em determinadas épocas ou movimentos estéticos, focando o Romantismo e o Expressionismo Alemão.



Competências:
• Capacidade de identificar conceitos nucleares e analisar a estrutura argumentativa de textos teóricos sobre   cultura / civilização;
• Capacidade de pesquisar informação em fontes textuais e icónicas (online), relacionadas com a história cultural e   artística alemã;
• Compreensão e aplicação operativa de definições e conceitos teóricos no âmbito da história cultural e artística   alemã;
• Capacidade de identificar e distinguir épocas, movimentos, motivos, obras (teatro, pintura, cinema, música, etc.)   de expressão alemã;
• Capacidade de situar uma obra de arte no seu contexto estético, cultural, sócio-político e histórico.


Conteúdos:
Partindo de um debate sobre definições de cultura / civilização (Kant), serão analisados os conceitos filosóficos e literários de várias épocas. Exemplos da arte do Romantismo alemão e do Biedermeier (Beethoven, Friedrich, Spitzweg) ilustram o desenvolvimento na história cultural e artística alemã durante a primeira metade do século XIX.
Após um interregno do Realismo e Naturalismo, surgiu com o Expressionismo uma forma de arte na primeira década do século XX que teve um grande impacto não só na pintura / escultura, música, literatura e teatro, mas também no novo medium filme (Das Cabinet des Dr. Caligari, Nosferatu). A influência do Expressionismo é também notável na Bauhaus, fundada no ano 1919 em Weimar por Walter Gropius. Pretende-se comparar a utilização dos motivos e da iconografia de épocas passadas que foram adaptados à lógica e tecnologia cinematográfica. Analisa-se o processo da emergência de uma estética do filme, abordando também o impacto que o cinema teve nos contextos cultural, artístico, socioeconómico e político.


Bibliografia:
OPITZ, Alfred et al. (1998) Sociedade e Cultura Alemãs, Lisboa: Universidade Aberta.
ARAÚJO, Carlos / RICHARD, Lionel (org.) (2000) Berlim, 1919-1933 Gigantismo, crise social e vanguarda: a encarnação extrema da modernidade, Lisboa: Terramar.
BÄR, Gerald (2006) “Perceptions of the Self as the Other: Double-Visions in Literature and Film”, in SCHÖNFELD, C. et. al. (ed.), Processes of Transposition: German Literature and Film, Amsterdam, New Jersey: Rodopi, pp. 89-117.(pdf) 
RODRIGUES, António Jacinto (1989) A Bauhaus e o Ensino Artístico, Lisboa: Editorial Presença.
SEEBERG, Ulrich (2005), "Dimensões filosóficas na obra de Caspar David Friedrich", ARS (São Paulo), vol.3 no.5, São Paulo.
HAKE, Sabine (2002) German National Cinema, London and New York: Routledge.
Filmes em DVD: R. Wiene, Das Cabinet des Dr. Caligari (1919), F.W. Murnau, Nosferatu (1922).

Durante o semestre serão ainda fornecidos outros materiais e bibliografia específica, assim como recursos abertos, bancos de imagens e de documentação disponíveis na internet.



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Pré-requisitos: bons conhecimentos em língua inglesa(leitura).