ECONOMIA DIGITAL
Código: 62025
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Gestão
Palavras-Chave:
    Economia Digital
    Redes Sociais
    Sociedade de Informação
    e-Business
Docente:
Mário Carrilho Negas
Área Científica: Gestão.
Correio Eletrónico: mnegas@uab.pt

Sinopse:
A unidade curricular de Economia Digital pretende apresentar o fenómeno da Economia Digital. Serão apresentados os diferentes tipos de conceitos e respetivas caraterísticas. Será introduzida o assunto das redes sociais e analisado o seu papel crescente na Economia Digital. Serão detalhados os principais tipos de redes sociais. A unidade curricular pretende também que se conheça como ter uma presença integrada na Internet e nas redes sociais, evitando o chamado lado negro da Internet. Serão abordadas as tendências de futuro da Economia Digital e conceitos relacionados.


Competências:
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:

1. Compreender o fenómeno da Economia Digital;
2. Identificar diferentes tipos de conceitos principais e respetivas caraterísticas como a Sociedade de Informação, e-Business e e-Commerce, Governo eletrónico (e-Government), Democracia eletrónica (e-Democracy), e-Health, e-Learning;
3. Perceber os conceitos das Redes Sociais e sua influência na Economia Digital;
4. Conhecer diferentes tipos de Redes Sociais e sua aplicabilidade no negócio eletrónico;
5. Saber planear uma presença integrada no âmbito da Internet e das Redes Sociais;
6. Conhecer o designado lado negro da Internet, e como evitar causar danos no negócio;
7. Identificar e refletir sobre tendências futuras da Economia Digital.


Conteúdos:
1. Economia Digital
2. Sociedade de Informação, e-Business e demais conceitos
3. Redes Sociais
4. Diferentes tipos de Redes Sociais
5. Planear Presença na Internet e nas Redes Sociais
6. O Lado Negro da Internet
7. Tendências Futuras da Economia Digital


Bibliografia:
Tapscott, D. (2014) The Digital Economy ANNIVERSARY EDITION: Rethinking Promise and Peril in the Age of Networked Intelligence. 2nd edition. McGraw-Hill Professional.

Holloman, C. (2012) The Social Media MBA: Your Competitive Edge in Social Media Strategy Development and Delivery. 1st edition. John Wiley & Sons, Ltd.


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.