CASOS DE GESTãO
Código: 61040
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Gestão
Palavras-Chave:
    Situações Práticas de Gestão
    Soft Skills para a Gestão
    Interligação Problemas de Gestão
Docentes:
José António Ferreira Porfírio
Área Científica: Gestão.
Correio Eletrónico: jose.porfirio@uab.pt

Tiago Carrilho Ribeiro Mendes
Área Científica: Economia.
Correio Eletrónico: tiago.mendes@uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular pretende-se consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo deste curso na base da análise de situações práticas/reais. Através deste tipo de análise pretende-se que os estudantes demonstrem o adequado conhecimento das diversas matérias de gestão: desde gestão de recursos humanos/constituição de equipas, à estratégia, marketing e desenvolvimento de modelos de negócio. Os métodos pedagógicos privilegiam os soft skills.


Competências:
•    Participar em discussões de grupo na gestão de uma organização
•    Desenvolver capacidade de comunicação
•    Desenvolver capacidade analítica e de resolução de problemas
•    Evidenciar conhecimentos das diferentes áreas funcionais da Gestão


Conteúdos:
•    Da ideia ao negócio
•    Modelo de Negócio
•    Proposta de Valor
•    Plano de Negócio


Bibliografia:
Será disponibilizada na plataforma bibliografia obrigatória.
 



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Boas competências na ótica do utilizador: Processador de texto; Internet.
Os textos base estão escritos em Português, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros e textos complementares.