ECONOMIA DIGITAL E E-BUSINESS
Código: 61043
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    Economia Digital
    e-Business
    CRM, ERP, Sistemas Interorganizacionais
    Planeamento de Sites e Avaliação de Qualidade
Docente:
Jorge Abrantes
Correio Eletrónico:

Sinopse:
A unidade curricular visa:
1º Introduzir o conceito da Economia Digital e conceitos relacionados
2º Desenvolver capacidades nos processos de negócio das organizações em ambiente virtual e global. Destacam-se as abordagens aos principais conceitos de comércio eletrónico, aos tipos de modelos de negócio eletrónico, ao seu impacto nas organizações.
3º Apresentar os principais tipos de sistemas de informação nas organizações: CRMs e ERPs.


Competências:
Após a aprovação na presente unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
• Conhecer o conceito da Economia Digital e conceitos relacionados;
• Dominar os conceitos essenciais de comércio eletrónico;
• Saber classificar o comércio eletrónico por natureza de transação;
• Conseguir apreender o impacto do comércio eletrónico nas organizações;
• Conhecer os principais tipos de Sistemas de Informação das organizações;
• Saber planear sites de comércio Eletrónico;
• Tomar conhecimento dos principais conceitos da avaliação de qualidade na Internet.


Conteúdos:
O conteúdo programático da unidade curricular desenvolve as seguintes noções:
• Conceitos fundamentais no âmbito da Economia Digital;
• Conceitos fundamentais no âmbito do Comércio Eletrónico;
• Sistemas de Informação Interorganizacionais;
• Customer Relationship Management (CRM);
• Sistemas Enterprise Resource Planning (ERP);
• Planeamento de Sites de Comércio Eletrónico;
• Avaliação da Qualidade na Internet.

 


Bibliografia:
Bibliografia obrigatória (Manual):
Isaías, Pedro Teixeira (2008). Comércio Electrónico. Lisboa: Universidade Aberta.
Bibliografia opcional:
Chaffey, D (2014): Digital Business and E-Commerce Management – Strategy Implementation and Practice, Pearson, Sixth Edition - ISBN: 978-0273786542


Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.