ECONOMIA DIGITAL E E-BUSINESS
Código: 61043
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    Modelos de negócio em ambientes digitais
    CRM
    Planeamento de sites e Avaliação de Qualidade
    Redes Sociais
Docente:
Jorge Abrantes
Correio Eletrónico:

Sinopse:
A unidade curricular visa introduzir o conceito da Economia Digital e conceitos relacionados; desenvolver capacidades nos modelos e processos de negócio das organizações em ambiente virtual e global. Destacam-se as abordagens aos principais conceitos de comércio eletrónico, aos tipos de modelos de negócio eletrónico, ao seu impacto nas organizações; e apresentar os principais tipos de sistemas de informação nas organizações: em especial ao nível dos CRMs. As redes sociais e seus impactos para a gestão serão igualmente abordadas


Competências:
Após a aprovação na presente unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
• Conhecer o conceito da Economia Digital e conceitos relacionados;
• Domine os conceitos essenciais de comércio electrónico;
• Saiba classificar o comércio eletrónico por natureza de transação;
• Consiga apreender o impacto do comércio eletrónico nas organizações;
• Conheça os principais tipos de Sistemas de Informação das organizações;
• Saiba planear sites de comércio Electrónico;
• Compreenda a importância das redes sociais na economia digital;
• Tome conhecimento dos principais conceitos da avaliação de qualidade na Internet.

 


Conteúdos:
O conteúdo programático da unidade curricular desenvolve as seguintes noções:
• Conceitos fundamentais no âmbito da Economia e Empreendedorismo Digital;
• Conceitos fundamentais no âmbito do Comércio Electrónico;
• Modelos e processos de negócio em ambientes virtuais e globais;
• Customer Relationship Management (CRM);
• Planear Sites de Comércio Electrónico;
• Importância das Redes Sociais;
• Avaliação da Qualidade na Internet.

 


Bibliografia:
Bibliografia obrigatória:
Isaías, P., Sousa, I., Carvalho, L., & Alturas, B. (2017). E-Business e Economia Digital: Desafios e Oportunidades num contexto global. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia de apoio:
Chaffey, D. (2015). Digital Business and E-Commerce Management – Strategy Implementation and Practice, Sixth Edition. Harlow, United Kingdom: Pearson Education Limited. ISBN 978-0273786542

 


Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Os textos base estão escritos em Português e Inglês, sendo desejável que o aluno tenha domínio da língua inglesa para poder utilizar livros, vídeos e textos complementares escritos nessa língua.