FORMAçãO AVANçADA EM SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAçãO
Código: 23043
ECTS: 15
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Tecnologia e Sistemas Web
Palavras-Chave:
    Sistemas de informação Web
    Tecnologias Web
    Negócio Digital
Docentes:
Jorge Morais
Correio Eletrónico: jmorais@uab.pt

Arnaldo Santos
Correio Eletrónico: Arnaldo.Santos@uab.pt

Ramiro Manuel Ramos Moreira Gonçalves
Correio Eletrónico:

José Coelho
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: jcoelho@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular visa proporcionar espaços de pesquisa e reflexão acerca do estudo e desenvolvimento de modelos/ferramentas de utilização da Web por organizações, em suporte dos processos e integração das cadeias de valor.


Competências:
Ao concluir esta unidade curricular o estudante deverá estar capaz de:
  • Analisar e refletir sobre as consequências das possibilidades das novas tecnologias na transformação das cadeias de valor organizacionais;
  • Discriminar características e consequências da natureza distribuída dos sistemas de informação Web, incluindo inteligência, multiagência, gestão e manutenção;
  • Diferenciar práticas de abordagem estratégica aos sistemas de informação Web, incluindo negócios digitais ou plataformas de conteúdos;
  • Distinguir as diversas vertentes da acessibilidade à Web;
  • Distinguir características, desafios e limitações das soluções emergentes de interação e interface de sistemas e aplicações Web, incluindo Web 3D e Aumentada;
  • Identificar limites e desafios ao nível da confiabilidade, tolerância e privacidade em sistemas e aplicações Web.


Conteúdos:
Esta unidade curricular desdobra-se em diferentes tópicos que abordam áreas relevantes e estado da arte dos sistemas e tecnologias de informação Web, organizados na forma de módulos curriculares de 2 créditos ETCS cada.
Listam-se alguns destes tópicos:
Planeamento e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Modelos e Plataformas de Negócios Digitais, Sistemas Distribuídos, Multiagente e Inteligentes, Heurísticas Modernas, Humanidades Digitais, Criatividade e Empreendedorismo Digital, Tecnologia Web na Administração Publica, Direitos Digitais Fundamentais


Bibliografia:
  • Casteleyn, Daniel, S. F., Dolog, P., Matera, M. (Eds.) (2009), “Engineering Web Applications”, Springer-Verlag, Berlin, ISBN: 978-3-540-92200-1.
  • Rossi, G., Pastor, O., Schwabe, D., Olsina, L., (2008), “Web Engineering: Modelling and Implementing Web Applications”, Springer-Verlag, London, ISBN: 978-1-84628-922-4.
  • Mead, N., Woody, C., (2016), “Cyber Security Engineering: A Foundation for Operational Security”, , Addison-Wesley, ISBN: 978-0134189802.
  • Morabito, V., (2014), “Trends and Challenges in Digital Business Innovation”, Springer International Publishing, Switzerland, ISBN: 978-3-319-04306-7.
  • Chaffey, D., (2014), “Digital Business and e-Commerce Management – Strategy, Implementation and Practice”, Pearson Education Limited, UK, ISBN: 978-0-273-78654-2.
Afuah, A. (2014), “Business Model innovation: Concepts, Analysis and Cases”, Routledge, ISBN: 978-0415817394.


Total de Horas de Trabalho: 390
Total de Horas de Contacto: 117

Avaliação:
A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade dos trabalhos de síntese realizados no âmbito dos diferentes módulos; da discussão online, em turma virtual; e ainda do desenvolvimento individual de um artefacto que concretize o conhecimento adquirido no âmbito de dois a três módulos à escolha do estudante.
Ao longo do ano, os estudantes serão integrados em grupos de investigação resultantes da participação nos módulos, participando na análise de problemas e desenvolvendo soluções e prototipagem com vista a encontrar resultados relevantes ou novos artefactos que concretizem o conhecimento no âmbito de cada módulo.


Observações:
Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem  teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados tanto online como em sessão presencial, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.