Código: 41108ECTS: 6Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de GestãoÁrea Científica: PsicologiaPalavras-Chave: Comunidade
Desenvolvimento
Vulnerabilidade psicológica e social
Empowerment
Docente:Joaquim GronitaÁrea Científica: Psicologia.Correio Eletrónico: Joaquim.Gronita@uab.ptSinopse:
Esta Unidade Curricular visa proporcionar conhecimentos teóricos e metodológicos da Psicologia Comunitária, dotando os estudantes de competências para a promoção do bem-estar e desenvolvimento das populações, em particular dos indivíduos e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade psicológica e social. Assim, habilita os estudantes para o desenvolvimento da atividade profissional e cientifica no domínio da avaliação e da intervenção social comunitária. Enquadra a intervenção em diferentes contextos comunitários. As temáticas desenvolvidas incidem sobre a participação ativa e colaborativa dos indivíduos e das populações, o sentimento de pertença a uma comunidade, a participação e envolvimento comunitário, o empowerment, a liderança comunitária e o desenvolvimento de redes de suporte social informal e formal. Indivíduos, grupos e profissionais são compreendidos nos seus contextos sócio ecológicos e como coatores das políticas de intervenção social e dos programas de intervenção psicossocial.Competências:
1. Aptidão para analisar de forma crítica e criteriosa, e com base na evidência, os objetivos, métodos e estratégias delineados no âmbito de um programa de intervenção comunitária
2. Domínio dos processos de elaboração, implementação e avaliação de projetos comunitários
3. Domínio de estratégias e técnicas de intervenção nos sistemas pessoais e contextuais, considerando os respetivos objetivos, processos de mudança e eficácia
4. Aptidão para intervir com competência psicossocial e ecológico-cultural adaptada
5. Capacidade de perspetivar a adequabilidade das estratégias às necessidades dos indivíduos, das populações e dos contextos de intervençãoConteúdos:
1. Fundamentos teóricos em Psicologia Comunitária
2. Ecologia e Psicologia Comunitária
3. Estruturas, processos e caraterísticas da intervenção Comunitária
4. Práticas em Psicologia Comunitária
5. Investigação em Psicologia ComunitáriaBibliografia:
Bandeira, A., Marques, M. J., Cunha, P., & Ranchordas P. (2007). Projectos de Inovação Comunitária. Manual de Suporte à Implementação da Metodologia. Centro Ismaili.
González, A. M. (Coord) (2001). Psicología comunitaria. Fundamentos y aplicaciones. Madrid: Síntesis
Gronita, J., Bernardo, A., Marques, J. e Matos, C. (2011) Intervenção Precoce. O processo de construção de Boas Práticas. Fundação Calouste Gulbenkian. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7364
Gronita, J., Pimentel, J., Matos, C., Bernardo e A., Marques, J. (2016). E quando atendemos crianças... diferentes. Como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiência. (2ª Ed.) Fundação Calouste Gulbenkian.
Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/7366
Menezes, I. (2010). Intervenção comunitária. Uma perspetiva Psicológica, (2ª Ed). Levpsic.
Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim do Século.
Sánchez-Vidal, A. (2007) Manual de Psicología Comunitária: Un enfoque integrado. Ediciones Pirámide.
(Bibliografia adicional disponibilizada na turma virtual)
Total de Horas de Trabalho: 156Total de Horas de Contacto: 15Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.