SEMINáRIO DE DIDáTICA DO PORTUGUêS LíNGUA MATERNA (L1)
Código: 53035
ECTS: 10
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Didática das Línguas
Docente:
Antónia Coutinho
Correio Eletrónico: acoutinho@fcsh.unl.pt

Competências:
Método de avaliação
Avaliação - Portefólio contendo:
a) Sínteses das sessões do seminários (30%)
b) Duas recensões críticas (20%)
c) Recolha de bibliografia relevante (10%)
d) Projeto de desenho de investigação (investigação-ação / desenho experimental) para o estudo de um tópico
específico (40%)


Conteúdos:
- A construção do(s) objeto(s) de ensino-aprendizagem, no âmbito das línguas maternas: opções conceptuais
e terminológicas.
- Didática do português (L1): opções teóricas e metodológicas
- Os documentos normativos na didática do português: evoluções, transições, perspetivas.
- Transposição didática: o que é e como se faz; perspetivas de trabalho relacionadas com o conhecimento
explícito da língua e dos textos (literários e não literários)
- Análise e produção de materiais didáticos para o ensino do Português (L1)


Bibliografia:
Bronckart, J.-P. (2007). Desarollo del lenguaje y didactica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Davila.
Bronckart J.-P, Bulea & Pouliot, M. (Eds.) (2005). Repenser l´enseignement des langues: comment identifier et
exploiter les compétences?. Lille: Presses du Septentrion.
Cassany, D. (2008). Oficina de textos. São Paulo: Artmed Editora
Cassany, Daniel, Marta Luna, & Glòria Sanz (1994). Enseñar lengua. Barcelona: Graó
Dolz (2013). Forma ensinada, objeto ensinado e formas sociais do trabalho do professor. In Bueno, L. et al.
(orgs). Gêneros textuais e formação inicial. Belo Horizonte: Mercado das Letras, pp. 181-194
Hudson, Richard (1992). Teaching Grammar. A Guide for the National Curriculum. Oxford: Blackwell


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
Aulas expositivas e apresentação de projetos pelos alunos.


Observações:
Método de avaliação
Avaliação - Portefólio contendo:
a) Sínteses das sessões do seminários (30%)
b) Duas recensões críticas (20%)
c) Recolha de bibliografia relevante (10%)
d) Projeto de desenho de investigação (investigação-ação / desenho experimental) para o estudo de um tópico
específico (40%)