Código: 21093ECTS: 6Departamento: Departamento de Ciências e TecnologiaÁrea Científica: Engenharia InformáticaPalavras-Chave: 1. Programação por Objetos
2. Programação
3. C++
Docentes:Leonel Caseiro Morgado (UAb)Correio Eletrónico: leonel.morgado@uab.ptPedro Duarte PestanaÁrea Científica: Informática MusicalCorreio Eletrónico: pedro.pestana@uab.ptSinopse:
Esta UC visa proporcionar aos alunos os conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e principais técnicas relacionadas com a programação de computadores baseada no paradigma dos objetos. Na abordagem aos conteúdos programáticos selecionados vão ser privilegiados a análise crítica do novo paradigmas, de algoritmia e blocos de programação e técnicas diversas, procurando sempre a apreensão da correta colocação dos problemas e a sua adequada resolução através de programação por objetos, assim como se incentiva a conceção de novas aproximações e aperfeiçoamento das existentes. A linguagem de programação e o ambiente de desenvolvimento adotados são: C++ e Eclipse IDE/Visual C++.Competências:
Compreender os conceitos básicos da programação orientada a objetos;
Compreender os mecanismos de modularidade e reutilização de software;
Saber modelar um problema usando técnicas orientadas a objetos;
Saber usar uma linguagem orientada a objetos para codificar um problema.Conteúdos:
Introdução ao desenvolvimento orientado a objetos
Metodologias de análise e projetos OO
Estruturas de controlo e sintaxe da linguagem C++
Conceitos básicos de classes, interfaces e objetos
Hierarquias de abstração (classe-classe, classe-objeto, objeto-objeto)
Atributos, métodos e controlo de acesso
Herança, polimorfismo e classes abstratas
Instanciação, construtores
Sobrecarga de métodos
Tratamento de exceçõesBibliografia:
Obrigatória:
Stroustrup, Bjarne. "The C++ programming language", Pearson Education, 2013, ISBN-13: 978-0321563842
Opcional:
Eckel, Bruce. "Thinking in C++ Vol 1.", 2008, ISBN-13: 007-6092006565
Koenig, A., Moo, B.E., "Accelerated C++: practical programming by example”, Addison-Wesley, 2009, ISBN-13: 078-5342703535Metodologias de Ensino:
E-learning.
Total de Horas de Trabalho: 156Total de Horas de Contacto: 26Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.Observações:
Pré-requisito: UC 21178 Laboratório de Programação.