MEDIA DIGITAIS NA EDUCAçãO
Código: 11063
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Educação
    Medias Digitais
    Discurso mediático
Docente:
Diogo Casa Nova
Área Científica: Ensino a Distância
Correio Eletrónico: diogo.casanova@uab.pt

Sinopse:
Os conteúdos a serem trabalhados estruturam-se em três eixos: os média na política como elemento essencial de reflexão e análise crítica sobre a sua influência na sociedade e na estruturação dos poderes políticos; os media na educação como conteúdos e meio e o seu papel no trabalho docente e para a aprendizagem do estudante; por fim a caracterização dos novos média no ambiente digital e as tendências emergentes. Esses três eixos estruturam um pensamento reflexivo sobre o tema oferecendo ao estudante instrumentos para analisar os média e utilizá-los de forma sustentável nos contextos de atuação profissional.
 


Competências:
No final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
‐ Analisar criticamente os discursos mediáticos.
‐ Analisar e/ou problematizar a influência dos media na sociedade atual.
‐ Propor formas pedagogicamente sustentadas de utilização educativa dos média para resolução de questões tanto de ordem técnica relativamente ao uso das interfaces como estratégia relativamente ao uso dos conhecimentos adquiridos.
 


Conteúdos:
Os Media no cenário Político.
Os Media no contexto Educativo.
Os Media Digitais da Atualidade.
 


Bibliografia:
Remy, R. (2003). Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora.
Tornero, J. M. P. (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação. Porto: Porto Editora.
Papuzza, E., Marzotti, M. E., Medici, A. R. & Russo, M. (2011). Um guia para os pais: educação e os novos medias. União Europeia. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media
Pereira, S., Pinto, A., Madureira, E. J., Pombo, T. & Guedes, M. (2014). Referencial de Educação para os Média para a Educação pré escolar, o Ensino Básico e o Ensino secundário. Portugal: Ministério da Ciência. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-os-media
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.