ACESSIBILIDADE EM EDUCAçãO E FORMAçãO
Código: 11067
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Acessibilidade
    Equidade
    Inclusão
    Necessidades Especiais
Docente:
Maria Manuela Amado Silva Francisco
Área Científica: Educação
Correio Eletrónico: manuela.francisco@ipleiria.pt

Competências:
No final desta unidade curricular, espera-se que o estudante atinja as seguintes competências:
‐ Compreender os conceitos de inclusão, equidade e acessibilidade.
‐ Integrar o pluralismo e o respeito pela diversidade dos estudantes em práticas educativas inclusivas;
‐ Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos de aprendizagem e perfis de estudantes, promovendo a acessibilidade de acordo com as normas e diretrizes existentes.
‐ Aplicar os princípios do desenho universal na conceção de espaços e materiais de aprendizagem.
 


Conteúdos:
1. Inclusão e acessibilidade universal: conceitos e normas
1.1. Equidade e inclusão
1.2. A acessibilidade total ou universal e o desenho para todos
1.3. Quadros normativos da acessibilidade em Portugal e na Europa
2. Necessidades especiais no acesso à educação e formação
2.1. Barreiras intrínsecas, ambientais e interativas
2.2. Exclusão digital
2.3. Acessibilidade e diferentes tipos de deficiência (auditiva, visual, motora, intelectual)
2.4. Acessibilidade da população sénior
3. Intervenção educativa universal, pluri-contextual e personalizada
3.1. Princípios do desenho universal ou para todos
3.2. Conceção de espaços de aprendizagem inclusivos (físicos e virtuais)
3.3. Produção de materiais de aprendizagem acessíveis e respeitadores da diversidade
4. Avaliação da acessibilidade em contexto educativo e de formação
 


Bibliografia:
Conselho da Europa (2001). Resolução resAP (2001): sobre a introdução dos princípios de desenho universal nos programas de formação do conjunto das profissões relacionadas com o meio edificado: SNRPD.
Francisco, M., Neves, J. & Esperança, C. (2009). Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos? In Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 95-104, novembro de 2009.
Hilera, J. R. et al. (2013). Guía Metodológica para la Implantación de Desarrollos Curriculares Virtuales Accesibles. Proyecto ESVI-AL Alcalá de Henares: UAH.
Teixeira, A. M., Correia, C. J., Afonso, F., Maina, M., Cabot, A. G., López, E. G., Tortosa, S. O., Piedra, N., Canuti, L., Guzmán, J., Solís, M. A. C. (2013). Inclusive Open Educational Practices: How the uses and reuse of OER can support virtual higher education for all. Eurodl. Best of EDEN 2012. 78-91.
W3C World Wide Web Consortium Recommendation, Web Content Accessibility Guidelines 2.0. (2008).
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.