LEITURA E SOCIEDADE
Código: 11075
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Cultura
Palavras-Chave:
    Leitura
    Motivação
    Promoção da Leitura
Docente:
Vasco José Capelo Nobre
Área Científica: Cultura
Correio Eletrónico: vnobre@uab.pt

Sinopse:
Esta Unidade Curricular aborda a problemática da história da leitura, com particular incidência nos novos contextos em que ela se processa e desenvolve. Pretende ainda enquadrar a temática no que se refere aos estudos sobre a leitura em Portugal (hábitos de leitura, condições em que se processa...) e sobre as instituições públicas e privadas que desenvolvem actividades nesse domínio, tendo em vista a sensibilização para estratégias que possam promover e incentivar o gosto e motivação pela Leitura.
Os temas abordados são adequados ao objetivo essencial da UC, que visa sobretudo uma sensibilização para estratégias que possam promover em contextos diversificados e incentivar o gosto e motivação pela Leitura, com particular incidência na “leitura literária”.
Ao abordar a problemática da história da leitura, ao promover uma reflexão sobre o seu significado na sociedade de hoje, com particular incidência nos novos contextos em que ela se processa e desenvolve, ao pretender ainda enquadrar a temática no que se refere aos estudos sobre a leitura em Portugal (hábitos de leitura, condições em que se processa...), sobre as instituições públicas e privadas que desenvolvem atividades nesse domínio, esta Unidade Curricular contribui para esse objetivo primeiro.
 


Competências:
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante seja capaz de:
  • equacionar as questões pertinentes em torno do fenómeno "leitura" nos seus aspectos essenciais;
  • entender o papel essencial da leitura para a formação do indivíduo e do cidadão;
  • entender sobretudo o papel crucial da "leitura literária";
  • reflectir sobre a situação da leitura em Portugal a partir dos estudos/ programas existentes nesse domínio, mas ainda a partir da sua própria experiência;
  • promover iniciativas no âmbito da motivação/promoção da leitura literária.


Conteúdos:
Tema 1. Actos de leitura
Tema 2. Os poderes do Leitor
Tema 3. A situação em Portugal
Tema 4: Motivação para a Leitura/ Promoção da leitura


Bibliografia:
Obra essencial: Manguel, A. (1998). Uma história da leitura. Lisboa: Presença.
Outra Bibliografia:
Coelho, P. M. (2011). Ensinar poesia no séc. XXI. In Pensar a Literatura no séc. XXI. Braga: Fac. Filosofia da Univ. Católica Portuguesa.
Jahanbegloo, R. (1999). Quatro entrevistas com George Steiner. Lisboa: Fenda.
Manguel, A. (2006). A biblioteca à noite. Lisboa: Companhia das Letras.
Manguel, A. (2011). A cidade das palavras. Lisboa: Bertrand.
Steiner, G. (2007). O Silêncio dos Livros. Lisboa: Gradiva.
Outros textos disponíveis online: Autores: Carlos Ceia; Rui Veloso; J. Soares Neves; M. Graça Sardinha; M. Esperança O. Martins, etc....
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.