PARADIGMAS DA GLOBALIZAçãO
Código: 43017
ECTS: 10
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Ciências Sociais
Palavras-Chave:
    Globalização
    Transnacionalismo e migrações
    Atores sociais globais
    Cultura
Docente:
Ana Paula Beja Horta
Área Científica: Sociologia.
Correio Eletrónico: apbhorta@uab.pt

Sinopse:
Dado o âmbito científico deste curso de doutoramento em Estudos Globais, considerou-se da maior importância fornecer aos estudantes uma visão alargada teórico-conceptual sobre os debates contemporâneos sobre os processos de globalização. Assim, os conteúdos programáticos fornecem, num primeiro tópico, as ferramentas teórico-conceptuais para compreender as perspetivas e debates sobre o fenómeno da globalização. Nos seguintes tópicos, os temas a abordar incidem sobre problemáticas mais específicas e de especial relevância, para uma análise multidimensional e mais focalizada sobre os impactos da globalização a nível cultural; migrações e transnacionalismo e, por último, mas não menos importante, na problemática da globalização e das desigualdades sociais. Entende-se que esta programação dos temas permite promover a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de competências consideradas fundamentais para a compreensão e reflexão crítica das dinâmicas da globalização, nas suas múltiplas vertentes a investigar.


Competências:
No final desta unidade curricular, pretende-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências:
• Conhecer e analisar as diferentes perspetivas teóricas e conceptuais sobre globalização
• Examinar o fenómeno da globalização na vertente cultural, problematizando a articulação entre uma “cultura global” e culturas locais, as quais têm ganho uma dimensão transnacional
• Compreender as dinâmicas transnacionais das migrações na era globalização
• Identificar as novas desigualdades sociais decorrentes dos processos de globalização
• Aprofundar a capacidade para argumentar de forma fundamentada e coerente sobre os temas em estudo
 


Conteúdos:
Módulo 1. Globalização. Dimensões Sociais e Políticas
1.1. Globalização e as novas tecnologias de informação e de comunicação
1.2 Globalização e integração económica e financeira
1.3 Globalização, cidadania e o Estado-nação
1.4 Sociedade civil global. Atores e Práticas

Módulo 2. Transnacionalismo e Migrações
2.1 Movimentos migratórios globais. Novas Realidades
2.2 Redes migratórias transnacionais. Aspetos sociais e étnico-religiosos
2.3 Diásporas e integração social

Módulo 3. Globalização e Cultura

3.1. Modernismo e a imaginação geográfica
3.2. Modernismo e a cultura de massa
3.3 A cidade e a estética da diferença

Módulo 4. Globalização e Desigualdades Sociais
4.1 Globalização diferenciada
4.2 O Global e o local
4.3 Globalização e os seus impactos. Um debate em aberto
 


Bibliografia:
Brooker, Peter. (org.) (2005), Geographies of modernism: Literatures, cultures and spaces, Abingdon and New York: Routledge.
Castles, Stephen (2005), Globalização, transnacionalismo e novos fluxos migratórios: Dos trabalhadores convidados às migrações globais, Lisboa: Fim de Século.
Davis, Mike (2006), Planet of slums, UK: London, Verso.
Levitt, Peggy e Nina Glick Schiller (2010), Conceptualizar a simultaneidade: Uma visão da sociedade assente no conceito de campo social transnacional. In Maria Margarida
Marques (coord.) Estado-Nação e migrações internacionais, pp. 27-61, Lisboa: Livros Horizonte.
Robertson, Roland (1992), Globalization: social theory and global culture. London: Sage.
Sousa Santos, Boaventura (org.) (2001), Globalização. Fatalidade ou utopia?, Porto: Edições Afrontamento.
 


Total de Horas de Trabalho: 260
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação é contínua, baseando-se na qualidade, pertinência e fundamentação da participação nas discussões e nos trabalhos realizados (individuais e de grupo), apresentados e discutidos.


Observações:
Os estudantes devem possuir o acesso a um computador com ligação à internet, bem como competências no uso da internet e da plataforma Moodle. É, igualmente, necessário que os estudantes possuam conhecimentos da língua inglesa.