EXPERIêNCIA DE UTILIZADOR
Código: 22301
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:
    Experiência de utilizador
    Avaliação de plataformas web
    Assistentes virtuais
Docentes:
João Manuel Pereira Barroso
Correio Eletrónico: jbarroso@utad.pt

Tânia de Jesus Vilela da Rocha
Correio Eletrónico: trocha@utad.pt

Rui Ramalho
Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Correio Eletrónico: ruijoaoramalho@gmail.com

Sinopse:
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos um espaço de análise, reflexão de mecanismos associados à experiência de utilizador (UX, user experience). Serão estudadas e analisadas práticas de avaliação de UX. Será também refletido como os princípios de experiência de utilizador podem contribuir para plataformas informáticas mais usáveis e amigáveis na perspetiva do utilizador. Serão ainda abordados nesta unidade curricular as tendências emergentes na área, como os assistentes virtuais tipo Alexa, Siri, Cortana, Bixby e a forma como podem contribuir para a experiência de utilizador.
 


Competências:
Pretende-se que, no final desta unidade curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
  1. Compreender o impacto que a experiência de utilizador tem no desenvolvimento e especificação de plataformas informáticas, no sentido de as tornar mais amigáveis;
  2. Analisar plataformas informáticas quanto à sua usabilidade, princípios de design e suporte para experiências de utilizador amigáveis;
  3. Identificar, classificar e integrar mecanismos de avaliação (objetiva e subjetiva) da experiência de utilizador e a sua relação com plataformas informáticas;
  4. Identificar e analisar o potencial das tendências emergentes na área e como podem potenciar a experiência de utilizador.
 


Conteúdos:
  1. Experiência do Utilizador (UX): Conceitos: marketing, usabilidade, funcionalidade, estrutura da informação e informação na web.
  2. Mecanismos de avaliação da Experiência do Utilizador (UX): Conceitos: grupos de foco, questionários de experiência de utilizador.
  3. Aplicação e análise de plataformas Web quanto a princípios de usabilidade e suporte para experiência de utilizador amigáveis.
  4. Tendências emergentes: análise de assistentes virtuais como potenciadores de conteúdos customizados e adaptados ao utilizador para uma melhor experiência de utilizador.
 


Bibliografia:
Jesse James Garret, The Elements of User Experience – User-Centered Design for the Web, New Riders.
 


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 30

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.