ESTáGIO
Código: 22303
ECTS: 60
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:
    Estágio
    Investigação científica
    Metodologias de investigação em ciência e tecnologia
    Escrita científica
Docentes:
Hugo Alexandre Paredes Guedes da Silva
Correio Eletrónico: hparedes@utad.pt

Luís Filipe Leite Barbosa
Correio Eletrónico: lfb@utad.pt

Adérito Fernandes Marcos
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: marcos@uab.pt

Leonel Caseiro Morgado (UAb)
Correio Eletrónico: leonel.morgado@uab.pt

Sinopse:
Esta UC visa a colocação em prática do exercício dos saberes da Engenharia Informática, potencialmente com foco na tecnologia Web, através de um estágio ou da construção de um projeto de investigação ou desenvolvimento específico, a implementar preferencialmente em contextos de trabalho reais e cujo produto final se materializa numa dissertação (projeto de investigação) ou num relatório (projeto de desenvolvimento). Deve configurar a identificação de novos problemas e suscitar, no plano conceptual e praxeológico, a busca de respostas criativas e ajustadas a contextos profissionais.


Competências:
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
  1. Analisar criticamente contextos de investigação/desenvolvimento/intervenção no domínio da engenharia informática;
  2. Conceber, implementar e avaliar situações concretas em ambiente de estágio ou projetos de investigação e desenvolvimento no domínio da engenharia informática;
  3. Desenvolver instrumentação conceptual e metodologicamente ajustada ao desenvolvimento do estágio ou projeto de investigação-desenvolvimento;
  4. Redigir documentação crítica acerca do estágio ou projeto desenvolvido, integrando todos os elementos produzidos num documento final (dissertação científica, relatório de projeto ou relatório de estágio.
 


Conteúdos:
A diversidade dos contextos potenciais para a realização do trabalho de dissertação, projeto ou estágio, com a consequente variação de práticas profissionais, aconselha um elevado grau de abertura dos tópicos programáticos, que se irão definindo/clarificando à medida que o aluno vai construindo e implementando a sua atuação. Existem, no entanto, alguns tópicos a focar:
  1. Observação e análise de contextos, públicos-alvo e domínios aplicacionais de intervenção da engenharia informática.
  2. Desenvolvimento de projetos de estágio, investigação ou desenvolvimento.
  3. Desenvolvimento de metodologias e estratégias de análise de requisitos, desenho e implementação de soluções no domínio da engenharia informática.
  4. Operacionalização de metodologias e estratégias de investigação e desenvolvimento.
  5. Escrita de textos científicos, académicos e profissionais.
 


Bibliografia:
Turabian, K., A Manual for Writers of Term Papers, Theses, and Dissertations, University of Chicago Press, ISBN 978-0226816272;
 
Glattorn, A., Randy, L.J., Writing a winning dissertation: a step-by-step guide, 2nd edition (2005). Corwin Press. ISBN:978-0761939610.
 
Zobel, J., Writing for Computer Science, 2nd ed. (2004), Springer, ISBN: 978-1-85233-802-2FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents): http://www.fipa.org/


Total de Horas de Trabalho: 1620
Total de Horas de Contacto: 30

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.