Código: 31003ECTS: 6Departamento: Departamento de HumanidadesÁrea Científica: LínguaPalavras-Chave: Desenvolvimento dos recursos linguísticos
Desenvolvimento da compreensão oral e da escrita
Desenvolvimento da produção oral e da escrita
Desenvolvimento das competências pragmáticas
Docente:Katja GöttscheÁrea Científica: Estudos Alemães.Correio Eletrónico: Katja.Clara@uab.ptSinopse:
O programa da Unidade Curricular Alemão II abrange diversas áreas temáticas da actualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional desenvolvendo-se sistematicamente competências linguísticas no âmbito do nível A1/A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas com base em materiais especialmente conceptualizados para este nível linguístico.Competências:
A unidade curricular Alemão II corresponde ao nível A1/A2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
- Pode entender e utilizar expressões familiares do dia a dia, bem como frases básicas direcionadas a satisfazer necessidades concretas.
- Pode se apresentar e responder perguntas sobre detalhes de sua vida pessoal como, por exemplo: onde vive, pessoas que conhece ou coisas que possui.
- Pode ainda interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar.
Conteúdos:
O programa da Unidade Curricular Alemão II abrange diversas áreas temáticas da atualidade dos países de língua alemã, tanto da vida quotidiana como da vida profissional. Partindo desses temas atuais e com base em diferentes tipos de textos, são desenvolvidas as quatro competências linguísticas (ouvir, falar, escrever e ler) na língua alvo, alargando-se sistematicamente os conhecimentos, quer ao nível do léxico, quer a nível das estruturas gramaticais. As principais áreas a desenvolver estão relacionadas com as atividades diárias dos / das estudantes, quer a nível profissional, quer pessoal, permitindo a inserção do/da estudante numa comunidade de expressão alemã.
Aquisição de conhecimentos/competências de/no alemão nível alvo A1/A2 do QECR.Bibliografia:
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al. (2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lehrbuch Lektionen 4-6) [ISBN 978-3-12-606144-5 ].
MÜLLER, M., RUSCH, P., et al.(2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Arbeitsbuch Lektionen 4-6) [ISBN 978-3126061452 mit Lerner-Audio-CD].
Dicionário Moderno de Alemão-Português / Português-Alemão (2016), Porto Editora [ISBN:978-972-0-05758-7]
VAZ PIRES, Martinho (2014): Gramática da Língua Alemã, Porto Editora [978-972-0-40695-8].
MÜLLER, M., WERTENSCHLAG, L. (2013): Optimal A1, Lehrwerk für Deutsch als Fremdsprache, Intensivtrainer, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett (Lektionen 4-6) [ISBN 978-3-12-606153-7].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Grammatik Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605165-1].
SIEBER, Tanja (2016): Hören und Sprechen Intensivtrainer A1/A2, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [ISBN 978-3-12-605170-5].
LEMCKE, C., ROHMANN, L. (2015): Wortschatz Intensivtrainer NEU A1, Berlin/München/Wien/Zürich/New York: Langenscheidt / Klett [978-3126051514].Metodologias de Ensino:
E-learningTotal de Horas de Trabalho: 156Total de Horas de Contacto: 15Avaliação:
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.
Observações:
Pré-requisito para a matrícula são alguns conhecimentos de Alemão ao nível A1, de acordo com o QECR para as línguas ou ter frequentado com sucesso a unidade curricular Alemão I.
No que se refere à avaliação, os e-fólios podem ser constituídos quer por trabalhos escritos quer por trabalhos orais, em formato digital.