COMUNICAçãO EMPRESARIAL I
Código: 31011
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Gestão
Palavras-Chave:
    Elementos básicos da Comunicação
    O Processo da Comunicação
    Teorias da Comunicação
Docente:
Vasco José Capelo Nobre
Área Científica: Cultura
Correio Eletrónico: vnobre@uab.pt

Sinopse:
  Esta unidade curricular apresenta os elementos essenciais para a definição e construção de um processo de comunicação na empresa.


Competências:

•Identificar os elementos básicos da comunicação;
•Descrever as fases do processo de comunicação;
•Aplicar as teorias da comunicação adequadas a cada tipo de organização;
•Analisar as barreiras à comunicação e utilizar as técnicas de comunicação interpessoal.



Conteúdos:
1.Características do processo de comunicação e os elementos básicos.
2.Teorias da comunicação.
3.A Comunicação como aparelho circulatório das Organizações.
4.O contributo de várias Escolas de comunicação face ao modelo clássico tradicional.


Bibliografia:
Considera-se bibliografia obrigatória aquela que, porventura, seja indicada como de leitura obrigatória nos materiais de estudo. O estudante deve, por conseguinte, consultar as instruções dadas relativas a cada tópico.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.