COMUNICAçãO EMPRESARIAL II
Código: 31012
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Gestão
Palavras-Chave:
    1. Comunicação nas Empresas
    2. Tipos de Comunicação
    3. O Mix da Comunicação
    4. Comunicação Instiitucional
    5. Comunicação Interna
Docente:
Vasco José Capelo Nobre
Área Científica: Cultura
Correio Eletrónico: vnobre@uab.pt

Sinopse:
A presente unidade curricular procurará descrever:
•os aspetos relacionais e de identidade das organizações com os públicos diretos e indiretos;
•a caracterização das empresas e a análise dos aspetos visíveis da sua atuação;
•o planeamento estratégico e a utilidade do manual de procedimentos.



Competências:

• Reconhecer a natureza jurídica das empresas e as funções que determinam o tipo de estrutura organizacional e funcional.
• Distinguir os códigos sociais e os sinais de identidade e de cortesia.
• Selecionar os suportes de comunicação mix, em função dos recursos e objetivos da empresa.
• Adequar a postura profissional e o comportamento representativos de uma boa imagem da empresa ou instituição.



Conteúdos:
•A empresa: tipos, objetivos e funções. A empresa como emissor de comunicação. Identidade visual e identidade cultural.
•Os meios de comunicação. Suportes de comunicação internacional.
•Os públicos relevantes de uma empresa. Públicos diretos e indiretos. Públicos interno e externo.
•A comunicação e o gestor. Melhorar a comunicação a nível pessoal e a nível tático.


Bibliografia:
Considera-se bibliografia obrigatória aquela que, porventura, seja indicada como de leitura obrigatória nos materiais de estudo. O estudante deve, por conseguinte, consultar as instruções dadas relativas a cada tópico.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.