EDUCAçãO E INTERNET
Código: 11013
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Docente:
António Manuel Quintas Mendes
Área Científica: Ciências da Educação; Psicologia.
Correio Eletrónico: antonio.mendes@uab.pt

Sinopse:
A comunicação humana tem-se caracterizado por um cada vez maior entrosamento entre a comunicação presencial e a comunicação online tendo vindo a gerar formas de comunicação ubíqua de natureza virtual e/ou híbrida. Tal vem-se traduzindo em formas de educação que ultrapassam a presencialidade pura e se manifestam em modalidades de educação online, hibrida ou presenciais enriquecidas por tecnologias. A presente UC tem como objectivo situar o estudante nessa nova realidade comunicacional com implicações directas e indirectas na realidade educacional. Os conteúdos propostos e as metodologias utilizadas visam articular de forma integrada os conceitos teóricos relevantes e as competências comunicacionais e instrumentais necessárias para a implementação de novas práticas educacionais.


Competências:
Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de
Competências básicas e transversais:
- Dominar competências de  literacia digital através do uso pedagogicamente fundamentado de ferramentas de comunicação e de trabalho online.
Competências específicas:
- Mobilizar estratégias e processos de gestão do conhecimento online nomeadamente no que respeita a pesquisa, seleção e filtragem de conteúdos; criação de conteúdos, partilha de conteúdos e respeito pela propriedade intelectual.


Conteúdos:
I - Comunicação face-a-face e comunicação online:
Da comunicação face-a-face à comunicação online na sociedade em rede. Aspetos diferenciadores da comunicação presencial face à comunicação online. Comunicação Verbal e Não Verbal. Comunicação Hiperpessoal. Comunicação em Rede.
II- Comunicação e Aprendizagem em Contextos Online
Interação Online, Presença Social, Presença de Ensino e Presença Cognitiva; Distância Transacional, Colaboração e Aprendizagem Colaborativa, Redes Sociais e Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
III. Conceitos, ferramentas e práticas educacionais no contexto da Web 2.0:
Definição de Web2.0 ; Autoria na Web de leitura-escrita; Pesquisa e gestão da informação; Ferramentas de Colaboração; Ambientes Pessoais de Aprendizagem
IV. Aprendizagem presencial, aprendizagem híbrida e aprendizagem enriquecida por tecnologia: O exemplo da "sala de aula invertida".
 


Bibliografia:
A definir.Bates, A.W. (2016). Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional.
Mattar, J. (2013).  Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional,
Mota, J. (2009) - Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação & Tecnologias, vol.2 (2), Nov., pp 5-21
Quintas-Mendes, A.; Morgado, L. & Amante, L. (2010). Comunicação Mediada por Computador e Educação Online: da Distância à Proximidade.In: Silva,M.; Pesce, L. & Zuin, A. - Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas, Editora WAK, Rio de Janeiro,Brasil
Sams, A. & Bergmann, J.  (2016). Sala de Aula Invertida. Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. Edições LTC, Rio de Janeiro, Brasil.
Videos:
- Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning (Le@d) - "Interação Online e Educação: Uma entrevista com Terry Anderson". 
https://vimeo.com/141960291. Acedido em 9 de junho de 2017
- Grupo de Estudos na Cultura Digital - André Lemos "O que é a Cibercultura?
"https://www.youtube.com/watch?v=hCFXsKeIs0w. Acedido em 9 de Junho de 2017


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.