LITERATURA INGLESA I
Código: 51169
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Literatura
Palavras-Chave:
    Humanismo/Renascimento/Era Isabelina
    Tradições Culturais
    Sir Philip Sidney/William Shakespeare
    Drama/Lírica
Docente:
Maria de Jesus C. Relvas
Área Científica: Estudos Ingleses
Correio Eletrónico: jvrelvas@uab.pt

Sinopse:

A unidade curricular aborda algumas das obras fundamentais do Renascimento inglês, em articulação com o contexto em que surgiram, dominado pela figura emblemática, paradigmática e inspiradora de Isabel I. 
Literatura Inglesa I propõe: o estudo desse contexto; uma abordagem à reflexão sobre a primazia das artes então desenvolvida por diversos autores, a partir do estudo da reflexão sobre a Literatura, que encontra em Sir Philip Sidney o seu exemplo maior, com a obra An Apology for Poetry; uma abordagem à dinâmica renascentista do experimentalismo ficcional, com o estudo de textos pertencentes aos dois géneros literários por excelência do Renascimento inglês: a Lírica (através de obras de Philip Sidney, Robert Sidney, Walter Raleigh e Edmund Spenser) e o Drama (através de obras de William Shakespeare), nos quais confluem inúmeras tradições literárias de origens diversas. 


Competências:

Competências:
• Conhecimento e apreensão do contexto social, político, económico, cultural e religioso do período renascentista inglês.
• Capacidade de identificação das tradições culturais múltiplas, inerentes às obras literárias sob estudo.
• Capacidade de leitura crítica.
• Capacidade de análise literária.



Conteúdos:
I. A reflexão renascentista sobre a Poesia/Literatura. O debate sobre a primazia das artes.
II. Textos dramáticos do Renascimento inglês – o poder da palavra e o impacto da representação.
III. Sonetos e sequências de sonetos – a convenção e a inovação na poesia lírica isabelina.


Bibliografia:

Obra Principal de Enquadramento:

Paiva Correia, Maria Helena de, et al. Literatura Inglesa I (Época Renascentista). Lisboa: U Aberta, 1996.

• Bibliografia Primária:

Shakespeare, William. As You Like It. Ed. Roma Gill. Oxford: Oxford UP, 2009.

---. Othello. Ed. Roma Gill. Oxford: Oxford UP, 2009.

---. Romeo and Juliet. Ed. Roma Gill. Oxford: Oxford UP, 2009.

Sidney, Sir Philip Sidney. An Apology for Poetry or The Defence of Poetry. Ed. Geoffrey Shepherd. Rev. R.W. Maslen. Manchester: Manchester UP, 2002.

Sonetos.*

* Os sonetos a estudar, que integram sequências líricas de Edmund Spenser, Sir Walter Raleigh, Sir Philip Sidney, Sir Robert Sidney e William Shakespeare, serão disponibilizados dentro da sala de aula virtual da unidade curricular.






Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:

O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra na Idade Média e no período em apreço. Aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Literatura.