LITERATURA INGLESA II
Código: 51172
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Literatura
Palavras-Chave:
    Romantismo
    Literatura Vitoriana
    Modernismo
    Prosa / Poesia
Docente:
Jeffrey Scott Childs
Área Científica: Estudos Ingleses e Americanos.
Correio Eletrónico: jchilds@uab.pt

Sinopse:

A unidade curricular centra-se na produção literária e cultural do período compreendido entre o século XIX e a transição para o século XX, o qual coincide com o apogeu da colonização e da industrialização. Partindo de William Blake, abordar-se-ão obras e autores do Romantismo (Wordsworth; Coleridge; Keats; Shelley); da transição do Romantismo para o Vitorianismo (Tennyson; Browning) e do romance realista (Dickens); da transição do Vitorianismo para o Modernismo (Conrad); do Modernismo (Joyce; Yeats; T.S. Eliot); do âmbito das artes visuais, exemplificativas de estratégias de representação dos diversos momentos culturais.


Competências:
• Capacidade de conhecimento e apreensão do contexto social, político, económico e cultural britânico do período compreendido entre finais do século XVIII e inícios do século XX
• Capacidade de identificação e entendimento das tradições culturais múltiplas, inerentes às obras literárias sob estudo
• Capacidade de exposição das grandes linhas de evolução cultural que marcaram o contexto em apreço, com referência a obras, autores e acontecimentos
• Capacidade de leitura e discursos críticos
• Capacidade de análise literária


Conteúdos:

• O Romantismo em Inglês a partir de William Blake;
• A Poesia do Período Vitoriano: Alfred Tennyson e Robert Browning;
• O Romance Realista Inglês: Charles Dickens e George Eliot;
• A Literatura do Século XIX e as Artes Visuais (Blake, Turner, Whistler, Ruskin e os Pre-Raphaelitas, entre outros);
• A Poesia Modernista: W. B. Yeats e T. S. Eliot;
• A Narrativa Modernista: Joseph Conrad, James Joyce e D. H. Lawrence;
• O Modernismo Literário e as Artes Visuais.


Bibliografia:

Cunha, Gualter, coord. Literatura Inglesa III. Lisboa: U Aberta, 2001.

Dickens, Charles. Hard Times. Eds. George Ford and Sylvère Monod. A Norton Critical Edition. New York and London: Norton, 1990.

Greenblatt, Stephen, et. al., eds. The Norton Anthology of English Literature. 8th ed. Vol. 2. New York and London: W. W. Norton & Company, 2006.




Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
O estudante deve possuir: bom conhecimento/domínio da língua inglesa; conhecimento básico do contexto histórico/cultural da Europa e da Inglaterra na Idade Média e no período em apreço. Aconselha-se aos estudantes a frequência sequencial das unidades curriculares de Literatura.