PSICOLOGIA SOCIAL DA VIDA QUOTIDIANA
Código: 41054
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Psicologia
Palavras-Chave:
    Psicologia Social
    Género
    Solidão
    Comportamento social
Docente:
Ana Isabel da Silva
Área Científica: Psicologia
Correio Eletrónico: anai.silva@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular prossegue o estudo em psicologia social, explorando novos conteúdos da área relacionados com o quotidiano dos indivíduos: género, solidão, comportamento em grupos e comportamento coletivo.


Competências:
Espera-se que no final desta uc os alunos sejam capazes de:
- Conhecer conceitos e teorias fundamentais em psicologia social.
- Compreender os principais conceitos e teorias e identificar as problemáticas na área do género.
- Compreender os principais conceitos e teorias e identificar as problemáticas na área da solidão.
-Compreender os principais conceitos e teorias e identificar as problemáticas na área do comportamento em grupos e coletivo.


Conteúdos:
I. Género
II. Solidão
III. Comportamento em grupos
IV. Comportamento coletivo


Bibliografia:
Burton, N. (2014). The perils and privileges of loneliness. Psychology today.

Miranda, J. (2014). Numa urbe genderizada. Vivências dos espaços. Revista Latino-Americana de Geografia e Género, vol.5, nº2, 163-174.

Neto, F. (2000). Psicologia Social. Lisboa: Universidade Aberta.


Metodologias de Ensino:
Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.