PRINCíPIOS DE DIDáTICA
Código: 11028
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Didática
    Planificação
    Metodologias
    Estratégias de ensino/aprendizagem
Docente:
Maria Filomena Amador
Área Científica: Ciências da Educação; Didática das Ciências
Correio Eletrónico: famad@uab.pt

Sinopse:
Pretende-se com esta unidade curricular promover uma reflexão sobre os fundamentos das práticas educativas. A partir da análise da função social do ensino, de diferentes conceções a aprendizagem e do papel do professor e do aluno, definem-se critérios para a elaboração de sequências didáticas.
No primeiro tema a partir da análise da função social do ensino, de diferentes conceções dos processos de aprendizagem bem como dos desafios que as instituições educativas enfrentam na atualidade, pretende-se promover o desenvolvimento de uma perspetiva crítica sobre a importância da equidade e da diferenciação no ensino, relacionando as opções didáticas do educador com a eficácia do processo de aprendizagem. Numa segunda fase, apresentam-se e analisam-se os fundamentos de diferentes modelos de ensino tendo em vista comparar e refletir sobre a pertinência da aplicação de um reportório de práticas diferenciadas face a contextos específicos. Na terceira temática interpretam-se os fundamentos que presidem à planificação de atividades e formulam-se objetivos, visando o desenho de propostas de atividades contextualizadas e teoricamente fundamentadas.
Competências:
1. Analisar criticamente diferentes perspetivas sobre a educação, o ensino e a aprendizagem relacionando-as com o papel social da educação.
2. Compreender o conceito de equidade em educação relacionando-o com a diversidade e com a diferenciação educativa.
3. Reconhecer que o educador pode despoletar a mudança através das suas opções didáticas.
4. Desenvolver uma perspetiva crítica sobre a diversidade de modelos de ensino utilizando os mais adequados para cada situação de aprendizagem.
5. Construir atividades didáticas, atendendo aos condicionalismos locais, aos objetivos educacionais, e às competências a desenvolver, fundamentando as suas opções do ponto de vista teórico


Competências:
Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de:
Planear, implementar e avaliar actividades didácticas, atendendo aos condicionalismos locais e aos objectivos educacionais, fundamentando as suas opções do ponto de vista teórico.


Conteúdos:
1. A função social do ensino e a conceção dos processos de aprendizagem.
1.1. Função social do ensino: perspetivas históricas sobre o ensino e a aprendizagem;
1.2. Desafios do ensino para o século XXI;
1.3. A equidade em educação; A sala de aula diversificada; o ensino diferenciado.
2. Modelos de ensino
2.1. Modelos de ensino centrados no professor: fundamentos teóricos empíricos;
2.2. Modelos de ensino centrados no aluno fundamentos teóricos e empíricos;
3. Planificação de atividades educativas
3.1. Fundamentos da planificação;
3.2. Objetivos de aprendizagem: objetivos gerais e específicos, taxonomias de objetivos;
3.3. Desenho de atividades educativas: fundamentação teórica, adequação, exequibilidade e coerência
 


Bibliografia:
Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar. Madrid: McGrawHil
Carneiro, R. (2007). Descobrir o tesouro. Comunicação & Cultura, 3, 145-156.
Formosinho. J. & Machado, J. (2012). Autonomia da escola, organização pedagógica e equipas educativas. In I. Fialho & J. Verdasca (Orgs.), TurmaMais e Sucesso Escolar: fragmentos de um percurso (p. 45-57). Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora.
Nóvoa, A. (2011). Pedagogia: a terceira margem do rio. Conferência - Que Currículo para o Século XXI (p. 39-49). Lisboa: Assembleia da República, Divisão de Edições.
Nóvoa, A. (2012). Pensar alunos, professores, escolas, políticas. Educação Cultura e Sociedade, 2(2), 7-17.
Pacheco, J. A. (2008). Notas sobre a diversificação/diferenciação curricular em Portugal. InterMeio, 14(28), 178-187.
Vídeos
Rodrigues, D. (2014). Pensar utopicamente a educação. Vídeo TEDxLisboaED
Rodrigues, D. (2014). Inclusão nas escolas: Quanto maior a excelência, maior a equidade. Ciclo de Conferências em Educação, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Torre do Tombo, Lisboa, 15 e 16 de Outubro.
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.