PROJETOS EDUCACIONAIS
Código: 11031
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Projetos sociais
    Fases do Projeto
    Instrumentos de recolha de dados
Docente:
Pedro Cabral
Área Científica: Psicologia e Ciências da Educação
Correio Eletrónico: pedro.cabral@uab.pt

Sinopse:
Partindo-se do conceito e da análise de diferentes tipos de projetos educativos, pretende-se pôr em realce o papel dos projetos educacionais para a inovação educativa e a transformação de realidades locais, desenvolvendo capacidades de análise crítica sobre o papel do educador na sociedade.
De seguida são exploradas as características das diferentes etapas de desenvolvimento do projeto (desde o diagnóstico até à sua conceção), discutidos métodos e técnicas de recolha de informação, tendo em vista a apropriação da metodologia de projeto, bem como a aplicação de métodos e técnicas de recolha e análise de dados adequados a diferentes situações, a reflexão sobre a coerência interna do projeto e a análise da sua adequação a contextos educativos reais.
Na temática relativa à avaliação de projetos de intervenção educativa são exploradas as modalidades e instrumentos de avaliação, visando o desenvolvimento de competências e capacidades de avaliação de e projetos educacionais, assim como a aplicação de instrumentos de avaliação.
 


Competências:
Espera-se que o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
‐ Discutir o papel dos projetos na sociedade atual e analisar diferentes tipos de projetos educacionais atendendo às suas finalidades e contextos.
‐ Relacionar o conceito de projeto educacional com a inovação e a transformação positiva a nível local, partindo da análise do diagnóstico de uma situação concreta.
‐ Clarificar o papel do educador enquanto agente de mudança social.
‐ Analisar as diferentes fases do desenvolvimento do projeto e aplicar, de um modo coerente, técnicas e métodos adequados para a sua elaboração, atendendo a contextos reais.
‐ Avaliar a coerência de um projeto de intervenção educativa relacionando a visão com o diagnóstico, os objetivos, as metas os indicadores, as atividades e o plano de avaliação.
 


Conteúdos:
1. Conceito de Projeto na sociedade atual
1.1. Sociedade de projetos.
1.2. A importância dos projetos educacionais
1.2.1. Funções do projeto
1.2.2. Tipologia de projetos.
2. As fases do projeto
2.1. A coerência entre as diferentes fases
2.2. O diagnóstico da situação
2.1.1 A definição do problema, a problemática, a revisão da literatura
2.1.2 Métodos e as técnicas de recolha e tratamento de dados (questionário e entrevista, a análise SWOT)
2.3. A elaboração do projeto
2.3.1. A visão, a definição de objetivos, metas e indicadores
2.3.2. Elaboração e calendarização de atividades.
3. Avaliação do projeto
3.1 Conceito e papel da avaliação.
3.2 Conceção da avaliação
3.2.3. O objeto da avaliação e os indicadores de avaliação
3.3. Dimensões avaliação
3.3.3. Avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
 


Bibliografia:
Azevedo, R. (Coord.). (2011). Projetos educativos: elaboração, monitorização e avaliação - Guião de apoio. Lisboa: Agência Nacional para a qualidade, IP.
Bicho, L. e Baptista, S. (2006). Modelo de Porter e Análise de SWOT. Coimbra: Instituto Superior de Engenharia,Departamento de engenharia Civil, 2006.
Boutinet J-P (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa, Instituto Piaget.
Fernandes, D. (2011). Avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas às questões das práticas. In: Fernandes, D. (Org.). Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável, pp. 185-208. Pinhais: Editora Melo.
Miranda, B. & Cabral, P. (2017). Projetos de Intervenção Educativa. Ebook. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-802-1
Serrano, G. P. (2008). Elaboração de Projetos Sociais: casos práticos. Porto: Porto Editora.
The National Science Foundation, (2010). The 2010 User Friendly Handbook for Project Evaluation.
 
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.