PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Código: 11032
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Psicologia
Palavras-Chave:
    Desenvolvimento Psicológico
    Ciclo de desenvolvimento
    Modelos e Teorias do desenvolvimento
    Teorias implícitas
Docente:
Ana Paula Afonso
Área Científica: Educação
Correio Eletrónico: aafonso@lead.uab.pt

Sinopse:
Os temas trabalhados ao longo da UC fornecem um enquadramento teórico de base para o desenvolvimento de conhecimentos e competências na área da Educação, e que permite discutir as perspetivas mais marcantes da psicologia do desenvolvimento, relacionando-as com a prática educativa. Estas análises, com enfoque no desenvolvimento cognitivo, afetivo e sociomoral, entendido em contexto, permitirá aos licenciados em Educação identificar características, necessidades e percursos de desenvolvimento de cada grupo etário, e consequentemente planear ações educativas ajustadas e que respondam às necessidades do público-alvo. Estes conhecimentos, a par do enfoque numa perspetiva crítica, permitirão assim questionar situações e comportamentos de acordo com os diferentes ciclos de desenvolvimento.


Competências:
No final do percurso de aprendizagem, o estudante deverá ser capaz de:
Competências básicas e transversais:
a) Agregar, analisar e interpretar informações sobre questões educativas e sociais;
b) Dominar linguagens especializadas no domínio da Educação;
Competências específicas:
c) Compreender, concetualizar e investigar fenómenos educativos;
d) Compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos e grupos ao longo da vida;
e) Adequar a intervenção educativa e formativa a diversos contextos, problemáticas e populações-alvo.
 


Conteúdos:
Tema 1 - Psicologia do Desenvolvimento e Teorias do Desenvolvimento
Tema 2 - Desenvolvimento da Criança
Tema 3 - Desenvolvimento do Adolescente
Tema 4 - Desenvolvimento do Adulto e do Idoso


Bibliografia:
Cavanaugh, J. & Blanchard-Fields, F. (2017). Adult development and aging (8th Edition). UK: Cengage Learning Custom Publishing.
Collins, W.A. & Sprinthall, N.A. (1994). Psicologia do Adolescente: Uma abordagem desenvolvimentista. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Damásio. A. (2017). A Estranha Ordem das Coisas: A vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa: Círculo de Leitores.
Dolle, J.-M. (2005). Para compreender Jean Piaget (2ª Edição). Lisboa: Instituto Piaget.
Lightfoot, C., Cole, M. & Cole, S.R. (2018). The Development of Children (8th Edition). NY City: Macmillan Publishers.
Kegan, R. & Lahey, L.L. (2016). An Everyone Culture: Becoming a Deliberately Developmental Organization. Harvard: Harvard University Press.
Marchand, H. (2001). Temas de Desenvolvimento Psicológico do Adulto e do Idoso. Coimbra: quarteto Editora.
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.