METODOLOGIA DAS TIC PARA AS CIêNCIAS HUMANAS
Código: 51054
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Ciências da Comunicação
Palavras-Chave:
    1. TIC 
    2. Ciências Humanas
    3. Metodologia
Docente:
Ricardo Salomão
Área Científica: Linguística Aplicada (Estudos Portugueses).
Correio Eletrónico: ricsal@uab.pt

Sinopse:

Considerando a Metodologia como um conjunto de procedimentos que obedecem a um conjunto de princípios, esta disciplina pretende desenvolver o conhecimento e a compreensão das Tecnologias de Informação e de Comunicação na sua globalidade e também em alguns dos seus aspetos específicos, nomeadamente dos seus elementos constituintes mais frequentes.
Procurou-se acentuar a utilização e a utilidade, especialmente no domínio da prática profissional, mas apresentando igualmente uma abordagem sistematizadora procurando habilitar os estudantes com um conhecimento dos diferentes métodos e processos que as tecnologias implicam, quer no seu percurso de aprendizagem, quer no decorrer da sua prática profissional.



Competências:

No final desta Unidade Curricular, os estudantes serão capazes de:
•Identificar a diferença entre hardware e software.
•Identificar a diferença entre aplicações e sistemas operativos.
•Identificar componentes essenciais de um computador e de uma rede de computadores.
•Compreender a diferença entre dados, informação e saber.
•Compreender a necessidade de articulação entre tecnologias e objetivos definidos.
•Compreender as características fundamentais da sociedade em rede.
•Compreender a diferença entre saber narrativo e saber científico.



Conteúdos:
Tópico 1 - Informação e Conhecimento
Tópico 2 - Tecnologia – Conceitos e Evolução
Tópico 3 - Software, Hardware e Interface Humano
Tópico 4 – Redes, Sistemas de Comunicação e Internet
Tópico 5 – Propriedades das TIC
Tópico 6 – TIC e Ciências Humanas
Tópico 7 – Passado, Presente e Futuro


Bibliografia:

Obrigatória:
Sousa, Sérgio. (2005). Tecnologias de Informação - O que são? Para que servem? Lisboa: FCA.

Referência:
Damásio, Manuel J. (2007). Tecnologia e Educação: As Tecnologias da Informação e da Comunicação e o processo Educativo. Lisboa: Nova Vega.
Amaral, L., & Varajão, J. (2007). Planeamento de Sistemas de Informação. Lisboa: Lidel.
Carmo, H., & Ferreira, M. M. (1998). Metodologia da Investigação - Guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Deshaies, B. (1997). Metodologia da investigação em Ciências Humanas. Lisboa: Instituto Piaget.
Missão para a Sociedade da Informação. (1997). Livro Verde para a Sociedade da Informação. Último acesso a 29 de Junho, 2008, acessível em: www.umic.pt/images/stories/publicacoes/com_229_i2010_pt.pdf
Comissão das Comunidades Europeias. (2005). "i2010 - Uma sociedade da informação europeia para o crescimento e o emprego". Último acesso a 29 de Junho, 2008, acessível em:
www.umic.pt/images/stories/publicacoes/com_229_i2010_pt.pdf



Metodologias de Ensino:
E-learning.



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
É recomendada capacidade de leitura em Língua Inglesa.