TéCNICAS DE EXPRESSãO E COMUNICAçãO I
Código: 51069
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Ciências da Comunicação
Palavras-Chave:
    Literacia académica
    Géneros académicos
    Expressão escrita
    Mecanismos estilístico-fraseológicos
Docente:
Paulo Nunes da Silva
Área Científica: Linguística.
Correio Eletrónico: paulo.silva@uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular, propõe-se um conjunto de reflexões e de práticas discursivas acerca da comunicação escrita em contexto académico. Pretende-se que o estudo dos conteúdos programados e as práticas de produção textual contribuam para a melhoria das competências de expressão escrita dos estudantes.
Nos últimos anos, tem sido destacada a necessidade crescente de se promover a literacia académica entre os estudantes, uma vez que frequentemente evidenciam dificuldades em múltiplas dimensões da expressão escrita (como a sintaxe, a seleção lexical, o uso de conectores, a pontuação, a extensão das frases, a segmentação em parágrafos, a estruturação dos conteúdos e o estilo adotado). Por isso, nesta unidade curricular, foca-se a atenção nas principais propriedades dos textos escritos que os estudantes de 1.º ciclo são solicitados a produzir.
A unidade curricular tem uma vertente eminentemente teórico-prática, na medida em que, após se refletir acerca dos conteúdos propostos, se solicita aos estudantes que produzam textos diversos em que sejam aplicados esses conteúdos. A metodologia adotada prevê que os textos sejam objeto de análise e comentário nos fóruns disponibilizados em cada tema.


Competências:
Ao concluir com sucesso esta unidade curricular, o estudante deverá ter desenvolvido competências para:
• reconhecer a importância decisiva da qualidade da expressão escrita no âmbito dos processos de avaliação no ensino superior;
• identificar especificidades dos textos produzidos em contexto académico;
• escrever textos que se caracterizam pela correção e adequação a vários níveis;
• produzir textos cujos conteúdos são adequadamente selecionados, ordenados e articulados;
• redigir textos de géneros académicos diversos, adotando um estilo adequado ao ensino superior.


Conteúdos:
• Literacia e géneros do discurso académico;
• Aspetos gramaticais e estilísticos da expressão escrita (sintaxe, seleção lexical, pontuação, extensão das frases, parágrafos);
• Aspetos estruturais dos textos que os estudantes são solicitados a escrever (ordenação e articulação dos conteúdos).


Bibliografia:
DELGADO-MARTINS, Maria Raquel, e FERREIRA, Hugo Gil (2006). Português corrente. Lisboa: Caminho.
GONZÁLEZ, Irma Aurelia (2005). Instruções de escrita. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
NASCIMENTO, Zacarias, e PINTO, José Manuel de Castro (2006). A dinâmica da escrita, 5.ª ed. Lisboa: Plátano Editora.


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 24

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.