ARTES E MULTIMéDIA
Código: 51111
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Estudos Artísticos
Palavras-Chave:
    1. Multimédia
    2. Net arts
    3. Interactividade
    4. Virtual
Docente:
Maria Potes Barbas
Correio Eletrónico: mbarbas@uab.pt

Sinopse:
A unidade curricular Artes e Multimédia constitui-se como uma primeira abordagem ao tema e desenvolve-se em duas vertentes: uma vertente teórica, procurando enquadrar os diversos tipos de relação entre os vectores “arte”, “media”, “novos media”, “multimédia”, “artes digitais”, e uma vertente prática através da qual serão experimentados processos e ferramentas (de imagem, de som, de vídeo, 3D, etc.) e analisados objectos artísticos multimédia.
Ainda na vertente teórica, a unidade curricular permite considerar três aspectos: a utilização do multimédia como veículo de discursos (no caso, artísticos), o multimédia como ferramenta de construção de discursos artísticos e as “Artes Digitais” propriamente ditas.


Competências:
• Conhecer os principais movimentos e as figuras a eles ligadas
• Distinguir os diversos tipos e modos de expressão artística multimédia
• Conhecer processos elementares de construção através da utilização de algumas ferramentas de construção multimédia (imagem fixa, áudio, vídeo, outras)


Conteúdos:
• Da concepção de “obra de arte total”, de Richard Wagner, às concepções de multimédia contemporâneas
• Marshall McLuhan e a influência da sua teoria dos média na construção de discursos artísticos
• A “desmaterialização” da obra de arte
• Média, hipermédia, multimédia
• Os novos meios e a tecnologia
• As “artes digitais"


Bibliografia:

“Caderno de Apoio” da u.c. Artes e Multimédia (disponibilizado pelo docente em formato pdf)

Bibliografia Complementar:
Walter Benjamin, «A obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica» in Ensaios sobre Arte, Técnica e Política, Lisboa, Relógio d’Água.
MCLUHAN, Marshall - Media research - technology, art and communication, Amsterdam, G+B Arts International, 1997.
RUSH, Michael (1999) - New media in Late 20th-Century Art, Londres, Penguin.



Metodologias de Ensino:
Esta unidade curricular é oferecida em regime de ensino online, através da utilização da plataforma Moodle, privilegiando-se a comunicação assíncrona.
Tendo como enquadramento do processo de ensino/aprendizagem uma permanente supervisão online, os alunos elaboram as tarefas propostas pelo docente, apresentando trabalhos, recensões críticas, relatórios, protocolos, etc., que serão objecto de avaliação e/ou classificação.



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e possuir literacia informática na perspetiva do utilizador. Conhecimentos básicos da língua inglesa.
Esta unidade curricular é lecionada em língua portuguesa.