TEMAS LITERáRIOS
Código: 51192
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Literatura
Palavras-Chave:
    Alteridade
    Dialogismo
    Condição humana
    Identidade
Docente:
Dionísio Vila Maior
Área Científica: Literatura.
Correio Eletrónico: dionisio@uab.pt
Tel.: 239 852 810
Horário de Presença Letiva: 5ª feira: 13h30-19h30; 6ª feira: 14h00-17h00

Sinopse:
 Com a unidade curricular Temas Literários, procurar-se-á proporcionar ao estudante um conjunto de reflexões e de instrumentos de leitura que, de modo vertebral, incidirão, no âmbito da produção estético-literária, sobre a relação eu/Outro. Entender-se-á a relação eu/Outro com base em quatro vetores essenciais: o que se identifica com o exercício dialógico entre um eu autoral e um Outro constituído polifonicamente por textos e autores outros; o que tende a encarar o eu e o Outro enquanto sujeitos representando planos culturalmente descoincidentes; o que reenvia — com um grau que, no presente contexto, consideramos igualmente importante — para a ligação do eu ao Outro social, tendo em conta a vigência de determinadas considerações de recorte ideológico que, num âmbito literário, o posicionamento do narrador e o trajeto das personagens podem representar; finalmente, o que se liga ao modo como o eu se posiciona perante o Outro divino, em tempo de desgraças e adversidades.


Competências:
A presente unidade curricular visa, acima de tudo, desenvolver nos estudantes competências e capacidades de reflexão crítica relativamente a determinadas questões aqui consideradas vertebrais: a condição humana; a relação do homem com a tradição; a convivência de cada sujeito consigo mesmo e com a sociedade; a atitude religiosa ou metafísica assumida perante a adversidade; a procura da identidade.


Conteúdos:

A História da Imperatriz Porcina e a Tragédia do Marquês de Mântua, de Baltasar Dias: da literatura de cordel à procura de uma sociedade mais humanista. Portugal e Brasil: o diálogo essencial; da Carta de Pêro Vaz de Caminha à Língua Portuguesa como “Língua do futuro”. Configurações estilísticas na História Trágico-Marítima: a tragédia coletiva de um povo. Viagens na Minha Terra e a crítica ao progresso e ao utilitarismo. Literatura, guerra e o resgate de identidades.



Bibliografia:

VILA MAIOR, Dionísio (2009) – A revivência dos sentidos. Estudos de Literatura Portuguesa, Linda-a-Velha, Editorial Hespéria. [esgot; em republicação]
DIAS, Baltasar (s/d) - Autos, Romances de Trovas [Introdução, fixação de texto, notas e glossário por Alberto Figueira Gomes], Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
História Trágico-Marítima [Compilada por Bernardo Gomes de Brito] (s/d), Lisboa, Publicações Europa-América, 2 vols.
GARRET, Almeida (1983) - Viagens na minha terra, Lisboa, Editorial Estampa.
ALEGRE, Manuel (1989) – Jornada de África, Lisboa, Publicações Dom Quixote.



Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Pré-requisitos: bons conhecimentos em língua inglesa (leitura).