Código: 61027ECTS: 6Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de GestãoÁrea Científica: EconomiaPalavras-Chave: Pensar como um economista
Teoria do consumidor
Teoria do produtor
Teoria das estruturas de mercado
Docente:Tiago Carrilho Ribeiro MendesÁrea Científica: Economia.Correio Eletrónico: tiago.mendes@uab.ptSinopse:
Nesta Unidade curricular pretende-se que os estudantes aprendam a pensar como um economista. O rigor sistemático do plano do curso pressupõe o interesse crescente e a intuição do estudante, o qual deverá tornar-se apto a descobrir o “poder” de aplicação dos instrumentos de análise económica às situações da vida, as mais diversas nos seus interesses e valores.Competências:
O discente deverá desenvolver competências no âmbito da análise e compreensão da realidade económica ao nível empresarial. A estrutura da atividade produtiva e setorial assume-se como fundamental no enquadramento do licenciado em gestão na vida profissional. Na unidade curricular, propomo-nos levar ao conhecimento dos discentes as diversas formas de organização económica, permitindo que estes adquiram, sob o ponto de vista Ciência Económica, competências de adaptação a novas realidades e aptidões de gestão eficiente de recursos.
Conteúdos:
Oferta e procura
Escolha racional do consumidor
Procura individual e de mercado
Produção
Custos
Concorrência perfeita
Monopólio
Bibliografia:
Bibliografia Obrigatória
- Morgado & Ferreira (2021) Princípios de Microeconomia, Rei dos Livros, Lisboa.
- Morgado & Ferreira (2021) Exercícios de Microeconomia, Rei dos Livros, Lisboa.
Metodologias de Ensino:
E-learning.
Total de Horas de Trabalho: 156Total de Horas de Contacto: 15Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.