PROBLEMAS E DESAFIOS DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Código: 12168
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Problemas da biblioteca escolar
    Desafios da biblioteca escolar
Docente:
Ana Novo
Área Científica: Ciências da Informação e Documentação,
Correio Eletrónico: anovo@uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular procura-se promover uma reflexão crítica sobre o lugar e as potencialidades da BE/CRE para apoiar e promover os objetivos educacionais da escola atual. Neste contexto, importa referir também o papel do professor bibliotecário nas suas múltiplas vertentes, contribuindo com um conjunto de eixos basilares que permitem orientar, de forma consistente, a sua atividade. Partindo das orientações, nacionais e internacionais, relativas à missão e ao papel da Biblioteca Escolar no atual contexto educativo, procura-se problematizar questões essenciais nesse âmbito, como a literacia e o acesso à informação, o lugar da tecnologia e as articulações da BE com o ensino e a aprendizagem.


Competências:
•Compreender o papel do professor bibliotecário no atual contexto educativo.
•Examinar o papel da BE enquanto elemento fulcral no projeto educativo de escola.
•Examinar os grandes desafios que se colocam atualmente na atuação do professor bibliotecário.
•Promover a conceção e concretização de projetos de ação que desenvolvam as potencialidades da BE e a sua integração no contexto dos projetos educativo e curricular.


Conteúdos:
1. A Biblioteca Escolar – linhas orientadoras
      1.1 Documentos orientadores para as bibliotecas escolares
      1.2 Fins e objetivos da biblioteca escolar
      1.3 O perfil/papel do professor-bibliotecário
2. Problemas e desafios da Biblioteca escolar
      2.1 A biblioteca escolar e o sucesso escolar
      2.2 A biblioteca escolar e os professores: o trabalho cooperativo
      2.3 A cooperação com as bibliotecas públicas e outras instituições
3. Mudanças educacionais: perspetivas e possibilidades para as bibliotecas escolares
      3.1 As novas literacias
      3.2 A promoção da leitura
      3.3 O “resource-based learning”


Bibliografia:
Ken Haycock (1997). “Reinventing school libraries: alternatives, models and options for the future”.  In Forging forward: National Symposium on Information, Literacy and the School Library in Canada. Draft. Ottawa, ON: Canadian Education Association, National Library of Canada.  

Novo, Ana, Calixto, José António – Estudo de impacto da formação específica do professor bibliotecário no sucesso educativo [Em linha]: situação actual nas Escolas Básicas Integradas. In Annual Conference of the International Association of School Librarianship, 35, Lisboa, 2006 - "The multiple faces of literacy : reading, knowing, doing - IASL Reports, 2006: selected papers...". Erie (Pennsylvania): International Association of School Librarianship, 2006. ISBN 978-1-890861-32-2. p. 1-10. [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10400.2/2938

Novo, Ana – Bibliotecário escolar, biblioteca e sucesso educativo [Em linha]: uma revisão da literatura. In Calixto, José António, ed. – "Ter ou não ter bibliotecário escolar: valor e impacto dos recursos humanos nas bibliotecas escolares". Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. ISBN: 978-972-31-1201-6. 19 p. [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10400.2/2937

Novo, Ana – Academic achievement and/or educational attainment [Em linha]: the role of teacher librarians in students’ future: main findings of a research in Portugal. In Annual Conference of the International Association of School Librarianship, 38, Pádua, 2009 - "Preparing pupils and students for the future: school libraries in the picture: selected papers ". Pádua: International Association of School Librarianship, 2009. ISBN 978-1-890861-36-0. p. 1-12. [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10400.2/2939

Novo, Ana - The value of collaboration [Em linha]: who, how, why. In Annual BOBCATSSS Symposium, 17, Porto, 2009 - "Challenges for the new information professiona: proceedings". [S.l.]: [s.n.]. p. 1-10. [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10400.2/2941

Novo, Ana - Colaboração e literacia da informação nas escolas : uma responsabilidade partilhada. In Congresso Literacia, Media e Cidadania, 3, Lisboa, 2015 - "Congresso... [Em linha] : livro de atas". Editado por S. Pereira, M. Toscano. Braga : CECS, 2015. ISBN 978-989-8139-53-5. p. 47-59. [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10400.2/5100

Novo, Ana – Collaboration and information literacy in portuguese school libraries[Em linha]: a challenge for the future. Qualitative and quantitative methods in libraries (QQML),  5: 473- 481, 2016. ISSN 2241-1925. [Consult. 12-06-2017] Disponível em WWW: <URL: http://hdl.handle.net/10400.2/5978

PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares [Em linha]. Lisboa: RBE, atual. 31-01-2011. [Consult. 14-11-2014] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.mec.pt/np4/94 .html>

Ross Todd (2001). Transitions for preferred futures of school libraries: knowledge space, not information place; connections, not collections; actions, not positions; evidence, not advocacy. [Consult. 14-11-2014] Disponível em WWW: <URL http://www.iasl-online.org/events/conf/virtualpaper2001.html 


Metodologias de Ensino:
O processo de ensino e aprendizagem desenvolver-se-á num regime de ensino a distância alicerçado numa pedagogia online. A metodologia baseia-se em processos de trabalho individualizado e de trabalho cooperativo, através das ferramentas disponíveis na “aula virtual”. Espera-se uma leitura crítica dos materiais propostos para estudo e uma participação activa nos espaços virtuais comuns.


Total de Horas de Trabalho: 182
Total de Horas de Contacto: 20

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
A frequência desta unidade curricular exige que os alunos possuam alguns conhecimentos da língua inglesa, capazes de permitir a leitura e interpretação de documentos de natureza diversa.