ANáLISE ESTATíSTICA
Código: 21008
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Matemática
Palavras-Chave:
    Distribuições de probabilidades
    Inferência Estatística
    Testes de hipóteses
Docente:
Patrícia Engrácia
Área Científica: matemática
Correio Eletrónico: pengracia@dcet.uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular são estudados os conceitos fundamentais sobre variáveis aleatórias, leis de distribuição discretas e contínuas, e da Inferência Estatística clássica, com vista às aplicações na área da Gestão.


Competências:
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de definir e aplicar os modelos de probabilidades mais adequados para problemas que lhe sejam propostos. Do mesmo modo, deve ser capaz de identificar e utilizar as metodologias clássicas da Inferência Estatística, nomeadamente os métodos de estimação de parâmetros populacionais desconhecidos, partindo de dados amostrais. São estudados testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos para duas ou mais amostras (breve referência) e testes de associação(referência). Os métodos estudados poderão ser utilizados como instrumento de apoio à decisão em problemas de Gestão.


Conteúdos:
  • A utilidade da Estatística nas várias áreas, nomeadamente em Gestão e Economia.
    Distinção entre Estatística Descritiva e Inferência Estatística.
    Revisão dos Conceitos básicos da Teoria das Probabilidades. Função de Probabilidade/Densidade e Função de Distribuição de variáveis aleatórias discretas e contínuas.
    Leis de Distribuição mais importantes. Variáveis discretas: Bernoulli, Binomial, Poisson, Hipergeométrica, Geométrica. Variáveis contínuas: Uniforme, Normal, Exponencial, qui-quadrado e t Student. Aproximações de somas de variáveis aleatórias. Teorema Limite Central.
    Estimação de parâmetros. Intervalos de Confiança. Testes de Hipóteses paramétricos e não paramétricos para uma, duas e k populações (testes t). Referência à ANOVA  e alternativas não paramétricas). Teste de Associação do Qui-quadrado.


Bibliografia:
A bibliografia principal recomendada:

Reis, Elizabeth, Melo P., Andrade R., Calapez, T.  Estatística Aplicada, Volumes. I e II, Edições Sílabo
Alternativas e bibliografia complementar:
Marques A. Gama, Sílvio; Pedrosa, António C.. Introdução Computacional à Probabilidade e Estatística (2007), Porto Editora
Fonseca, J., Torres, D., (2000) Exercícios de Estatística, Vol. I & II, Edições Sílabo.
Murteira, B. J., Ribeiro, C. S., Andrade & Silva, J. E, Pimenta, C. (2002), Introdução à Estatística, McGraw-Hill.
Reis, Elizabeth, Melo P., Andrade R., Calapez, T. Estatística Aplicada - Exercícios, Vol. I e II, Edições Sílabo.


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. 
Os estudantes podem, no entanto, nas primeiras 3 semanas do ano letivo,  optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Recomenda-se que os estudantes tenham frequentado previamente a UC 21068 Introdução à Estatística Aplicada, pois são necessários conhecimentos do seu programa.