ÉTICA E CIDADANIA AMBIENTAL
Código: 22019
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Palavras-Chave:
    Ética Ambiental
    Cidadania Ambiental
Docente:
Ana Paula Martinho
Área Científica: Ciências do Ambiente.
Correio Eletrónico: aptm@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular tem como principal objectivo abordar os conhecimentos básicos essenciais à promoção do debate sobre um conjunto de princípios morais que orientem a resolução de controvérsias e conflitos ambientais com que nos deparamos constantemente, bem como à promoção de uma cidadania activa e informada, comprometida com a implementação da sustentabilidade e responsabilizada para com o ambiente.
Vão ser trabalhados os conceitos das diferentes correntes de ética ambiental e também a ligação entre a ética ambiental e outras ciências de forma a promover a sustentabilidade. Também se discute o papel duma cidadania ambiental ativa e informada e responsabilizada com a protecção ambiental. No trabalho final da UC os estudantes vão elaborar um trabalho sobre um problema ambiental global e verificar de que forma as temáticas de ética ambiental foram abordadas na resolução deste problema (p.e. alterações climáticas).
 


Competências:
• Capacidade de análise das diferentes correntes éticas ambientais e compreensão das consequências da aplicação de cada uma delas.
• Dominar as ferramentas que vão permitir um maior envolvimento e participação em decisões ambientais a qualquer nível desde comunidades locais até ao nível internacional.
• Educar gestores ambientais (desde o sector público, ao privado e ao voluntariado), tal como investigadores, e representantes de grupos de cidadãos a analisar os temas de ética ambiental associados a métodos de decisão e envolvendo impactes ambientais.
• Capacidade de análise e a elaboração de documentos oficiais relacionados com estas temáticas, e envolvendo os métodos de decisão em impactes ambientais.


Conteúdos:
P1- Introdução e História da Ética Ambiental – Conceitos de Educação Ambiental e Antecedentes da Ética Ambiental;
P2- Ética Ambiental Contemporânea;
P3- Ética Ambiental e Direito; Economia; Estética e; Politica Ambiental;
P4- Cidadania Ambiental – As perspetivas da Cidadania Ecológica; Intervenções no meio ambiente;
P5- Elaboração do trabalho final sobre Alterações Climáticas.


 


Bibliografia:
Manuais
  • Jamieson Dale (coord.) (2003). Manual de Filosofia do Ambiente. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas. Lisboa , Portugal .
  • Vaz, S. & Delfino, A. (2010). Manual de Ética Ambiental. Universidade Aberta, manual nr. 311.
 
Leituras Fundamentais
  • Barreto, Luís S. (1994). Ética Ambiental: uma anotação introdutória. Publicações Ciência e Vida, Lisboa , Portugal .
  • Beckert, Cristina; Varandas, Maria José (2004). Éticas e Políticas Ambientais. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
  • Callicott, J. Baird (1989). In Defense of the Land Ethic: essays in environmental philosophy. State University of New York Press, Albany , USA .
  • Devall, Bill; Sessions, George (1985). Deep Ecology: living as if nature mattered. Peregrine Smith Books, Salt Lake City , USA .
  • Ferry, Luc (1993). A Nova Ordem Ecológica: a árvore, o animal e o homem. Edições Asa, Porto, Portugal.
  • Leopold, Aldo (1966). A Sand County Almanac. Ballantine , New York , USA .
  • Naess, Arne (1989). Ecology, community and lifestyle. Cambridge University Press, Cambridge , USA .
  • Nogueira, Vítor (2000). Introdução ao Pensamento Ecológico. Plátano Edições Técnicas, Colecção Educação Ambiental. Lisboa , Portugal .
  • Schmidt, Luísa (1999). Portugal Ambiental: Casos & Causas. Celta Editora, Oeiras, Portugal.
  • Singer, Peter (2000). Ética Prática. Gradiva, Colecção Filosofia Aberta, Lisboa, Portugal.
  • Smith, Mark J. (2001). Manual de Ecologismo: Rumo à cidadania ecológica. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas. Lisboa , Portugal .
  • Soromenho-Marques, Viriato (1998). O Futuro Frágil: os desafios da crise global do ambiente. Publicações Europa-América, Mem Martins, Portugal.
  • Soromenho-Marques, Viriato; Correia, Francisco Nunes, Ferreira, Francisco; Moura, Domingos; Telles, Gonçalo Ribeiro (1999). Ecologia e Ideologia. Ed. J. Rebelo, Livros e Leituras, Lisboa, Portugal.

Materiais a disponibilizar na plataforma de e-learning.


Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
Alguns documentos de apoio podem estar em inglês.