PARTICIPAçãO E MéTODOS INTERATIVOS NA DECISãO AMBIENTAL
Código: 22030
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências e Tecnologias do Ambiente
Palavras-Chave:
    Ambiente
    Decisão Ambiental
    Participação
    Cidadania
Docente:
Lia Vasconcelos
Área Científica: Ciências do Ambiente.
Correio Eletrónico: ltv@fct.unl.pt
Tel.: (+351) 213 916 300

Sinopse:
A disciplina visa (i) fornecer conhecimentos na área da participação pública, processos de decisão ambiental e práticas; (ii)) ensinar como atuar em contextos de resolução de conflitos ambientais.


Competências:
  • Capacitar os discentes em conhecimento e aplicação de participação pública em processos e prática de decisões ambientais;
  • Capacitá-los também para agir na resolução de conflitos e controvérsias ambientais.


Conteúdos:

Quatro temas dominantes serão tratados durante a disciplina: Participação Pública e Gestão Ambiental; Reforço da Sociedade Civil para Gestão Ambiental;  O Papel da Sociedade Civil na Monitorização, Avaliação e Prospeção de Regulamentos e Politicas Ambientais; e Participação Publica e Disputas Ambientais.



Bibliografia:
Andrew, Jennifer & Robottom, Ian (Eds.). Context and Commitments in Environmental Education. Victoria: Deakin University, 1998.
Dryzek, John S. (2000). Deliberative Democracy and Beyond. Liberals, Critics, Contestations. CambridgeUniversity Press, Cambridge, UK
Bryson, John M.; Crosby, Barbara C. (1992). Leadership for the Common Good: Tackling Public Problems in a Shared-Power World. Jossey-Bass Publishers. San Francisco, CA, USA.
Sidaway, R. Resolving Environmental Dispute, Earthscan, 2005.
Susskind, Lawrence; McKearnan, Sarah; Thomas-Larmer, Jennifer (Ed.) (1999). The Consensus Building Handbook. A Comprehensive Guide to Reaching Agreement. Sage Publications, Inc. Thousand Oaks, CA, USA.



Metodologias de Ensino:
Ensino misto (online com momentos presenciais).


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.