Código: 21020ECTS: 6Departamento: Departamento de Ciências e TecnologiaÁrea Científica: Engenharia InformáticaPalavras-Chave: Computação Gráfica
Modelos Matemáticos para a Computação Gráfica
Computação Visual
Docente:António AraújoÁrea Científica: Matemática.Correio Eletrónico: aaraujo@uab.ptSinopse:
Esta UC visa proporcionar aos alunos os conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e principais técnicas relacionadas com a computação gráfica. Na abordagem aos conteúdos programáticos selecionados privilegiam-se a análise crítica dos algoritmos e técnicas adotadas, atentando para a sua eficiência, assim como se incentiva a conceção de novas aproximações e aperfeiçoamento das existentes.Competências:
Espera-se que o estudante ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de atingir os seguintes competências:
Reconhecer a importância da computação gráfica no desenho e implementação de sistemas e aplicações informáticas interativas nas mais diversas áreas aplicacionais;
Descrever, em termos metodológicos e funcionais, a geometria da representação de objetos gráficos no ecrã, sua natureza discreta, os conceitos de janela e visor, o sistema de coordenadas, pixel e resolução;
Analisar, em termos metodológicos e funcionais, as técnicas e algoritmia da geração de primitivas gráficas, de preenchimento e recorte (clipping) de áreas bi- e tridimensionais; da visualização e das transformações geométricas bi- e tridimensionais de objetos;
Analisar, em termos metodológicos, funcionais, e de eficiência computacional, os métodos e matemáticos e algoritmia da representação de curvas, superfícies e de sólidos;
Avaliar, comparativamente, os métodos matemáticos e a algoritmia de suporte da computação gráfica lecionados e propor a implementação de novas abordagens e aperfeiçoamentos dos mesmos.Conteúdos:
Introdução à computação gráfica;
Primitivas em Gráficos Raster;
Preenchimento e Recorte 2D;
Transformações geométricas e visualização 2D/3D;
Modelos de cor e iluminação;Bibliografia:
Bibliografia Obrigatória: (um deles, pelo menos)
- Foley, Van Dan, Feiner, Hughes, "Computer Graphics - Principles and Practice, Addison-Wesley, ISBN: 0-201-84840-6.
- Madeiras, João, Brisson, João, Coelho, António, Ferreira, Alfredo e Gomes, Mário, "Introdução à Computação Gráfica", FCA, ISBN: 978-972-722-877-5.
Bibliografia Complementar:
- Xiang, Zhigang, Plastock, Roy, "Computer Graphics", Schaum's Outlines, McGraw-Hill, 2nd Edition, ISBN: 0-07-135781-5.
- Dirksen, Jos. "Learning Three. js: the JavaScript 3D library for WebGL", Packt Publishing Ltd, 2013, ISBN:978-1-78216-628-3
Metodologias de Ensino:
E-learning.
Total de Horas de Trabalho: 156Total de Horas de Contacto: 26Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.Observações:
Pré-requisitos: UC 21178 Laboratório de Programação.
Apresentação pessoal do docente Doutor Adérito Fernandes Marcos