SEMINáRIO DE APROFUNDAMENTO TEóRICO II
Código: 23002
ECTS: 7,5
Departamentos: Departamento de Ciências e Tecnologia | Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Ciências do Ambiente | Ciências Sociais
Palavras-Chave:
    Capital Social
    Cidadania e Ambiente
    Educação para a Sustentabilidade
    Economia e Desenvolvimento
Docente:
Ana Paula Martinho
Área Científica: Ciências do Ambiente.
Correio Eletrónico: aptm@uab.pt

Sinopse:
Este seminário, composto por 3 tópicos, tem como objetivo fornecer algumas reflexões sobre caminhos possíveis para promover um desenvolvimento mais sustentável. O módulo Capital Social, Cidadania e Ambiente centra-se na abordagem ao conceito de capital social para analisar a participação de cidadãos/ãs e comunidades na promoção do desenvolvimento sustentável. Explora-se uma diversidade de propostas analíticas sobre este conceito, no sentido de compreender como o capital social constitui um recurso essencial para o exercício da cidadania ativa, num contexto de sociedades civis dinâmicas, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. Estabelecem-se pontes com os conceitos de cidadania, governação e democracia para debater e refletir sobre o papel dos atores sociais na construção de um futuro comum, que articula e concilia a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável. Esta reflexão está ancorada na análise de casos que ilustram a mobilização de capital social. O módulo Ciência, Educação e Sustentabilidade debate os valores prevalecentes e as relações sociais / económicas / políticas como causa da insustentabilidade. Uma visão diferente quanto ao modo de consumir, de produzir, de intervir e regular só é possível com alterações profundas e estruturais na conceção do desenvolvimento humano e social. A chave para a mudança de atitudes e de comportamentos passa pela educação para o desenvolvimento sustentável. Mas esta pressupõe também novas formas de encarar o conhecimento científico, privilegiando perspetivas multidisciplinares e integradoras como as que são adotadas a nível das Ciências para a Sustentabilidade (Sustainability Science). O módulo Economia e Desenvolvimento começa com uma breve apresentação da história do desenvolvimento económico (recorrendo a temas como a dicotomia norte/sul, as diversas tradições teóricas sobre o problema do desenvolvimento e quais são as tendências recentes da economia global). Numa segunda fase, será analisado e discutido os vários conceitos de índices de desenvolvimento de Amartya Sen e do Índice de Desenvolvimento Humano  (IDH/HDI) das Nações Unidas (UNDP). Aborda-se ainda o tema dos recursos comuns e os desenvolvimentos e estudos mais recentes depois do artigo seminal de Gareth Hardin. No final deste módulo, os doutorandos devem estar aptos a refletir e debater ideias sobre os aspetos mais relevantes do desenvolvimento económico e relacioná-los com os temas dos recursos comuns, do conceito de desenvolvimento humano e da noção de sustentabilidade (fraca e forte).


Competências:
No final os doutorandos devem estar aptos a refletir sobre o papel do capital social, da cidadania, da ciência, da educação, e de diferentes paradigmas de economia e desenvolvimento, para a promoção e aplicação do desenvolvimento sustentável.


Conteúdos:
Tópicos a Lecionar:


Bibliografia:
Dasgupta, P.; Serageldin, I. (Eds.) (2000) Social capital: a multifaceted perspective. Washington, D.C.: The World Bank.
Marconatto, D. A.; Pedrozo, E. A. (2013) “Capital social: visão integrada”, Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Vol. 9, 2: 154-181.
Leal Filho, W., Azeiteiro, U.M., Caeiro, S., Alves, F., (Eds.) 2015. "Integrating Sustainability Thinking in Science and Engineering Curricula: Innovative Approaches, Methods and Tools" in the series "World Sustainable Development Series" SPRINGER 2015, XII, 630 p. 115 illus., 65 illus. in color. ISBN 978-3-319-09473-1, ISBN 978-3-319-09474-8 DOI 10.1007/978-3-319-09474-8_2http://www.springer.com/environment/sustainable+development/book/978-3-319-09473-1
Azeiteiro, U.M., Leal Filho, W., Caeiro, S., (Eds.) 2014. E-learning and Education for Sustainability "in the series Umweltbildung, Umweltkommunikation und Nachhaltigkeit - Environmental Education, Communication and Sustainability, Peter Lang. ISSN 1434-3819 ISBN 978-3-631-62693-1 (Print)E-ISBN 978-3-653-02460-9 (E-Book) DOI 10.3726/978-3-653-02460-9 © Peter Lang GmbH International Academic PublishersFrankfurt am Main 2014.
Disterheft, A., Caeiro, S., Azeiteiro, U.M., Leal Filho, W., 2013. Sustainability Science and Education for Sustainable Development in Universities – a way for transition, in CAEIRO, S., LEAL FILHO, W., JABBOUR, C.J.C., AZEITEIRO, U.M., (Eds) 2013. "Sustainability Assessment Tools in Higher Education Institutions - Mapping Trends and Good Practices Around the World", SPRINGER Springer International Publishing Switzerland 2013. 432 pp. ISBN 978-3-319-02374-8 ISBN 978-3-319-02375-5 (eBook) DOI 10.1007/978-3-319-02375-5 Springer
Greer, Allan (2014) « Confusion on the Commons », Books and Ideas, 8 December 2014. ISSN : 2105-3030. URL : http://www.booksandideas.net/Confusion-on-the-Commons.html
Hess, Charlotte, Elinor Ostrom and Gillian M McCombs (2007). Understanding Knowledge as a Commons: From Theory to Practice. Cambridge, MA, MIT Press.
Nafziger, Wayne (2012) Economic Development, Cambridge: Cambridge University Press.


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 195
Total de Horas de Contacto: 32.5

Avaliação:
A avaliação do estudante é de caráter individual, e é 100 % avaliação contínua. Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular, de acordo com o definido pela equipa docente em articulação com a coordenação do Programa de Doutoramento.


Observações:
Alguns documentos de apoio podem estar em inglês.