REALIDADE VIRTUAL E AMBIENTES MULTIUTILIZADOR
Código: 22055
ECTS: 9
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Palavras-Chave:
    1. Realidade virtual
    2. 3D Worlds
    3. VRML/X3D
    4. Web3D
Docente:
Vitor Cardoso
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: vcardoso@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos e as práticas fundamentais relacionadas com o desenvolvimento de ambientes virtuais em 3D na World Wide Web. Numa primeira fase abordam-se os ambientes virtuais, a sua história e princípios de funcionamento. Na segunda parte estudam-se as tecnologias VRML/X3D (entre outras) e a sua utilização concreta na concepção de objectos 3D, personagens virtuais (avatares) e ambientes virtuais multiutilizador.


Competências:
No final desta unidade curricular o aluno deverá:
• Conhecer a importância das tecnologias e sistemas de realidade virtual e dos ambientes multiutilizador na concepção de espaços informativos tridimensionais em rede;
• Identificar os conceitos, modelos e técnicas de concepção e programação de ambientes e personagens virtuais para sistemas Web multiutilizador;
• Criar modelos e produzir protótipos que permitam aplicar os principais fundamentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações e sistemas 3D;
• Desenhar e programar ambientes virtuais e sistemas Web multi-utilizador em contexto experimental e de uso corrente.


Conteúdos:
1. Reflexão de Abertura sobre a realidade Virtual
2. Evolução da realidade virtual (RV)
3. Sistemas e Tecnologias para Mundos Virtuais
4. Ambientes virtuais multiutilizador na Web (VRML/x3D)
5. Projecto Final


Bibliografia:
•Brutzman, Don e Daly, Leonard (2007) X3D: Extensible 3D Graphics for Web Authors. Morgan Kaufmann. ISBN: 978-0-12-088500-8
•Danahe, Simon (2005). Creating 3D Worlds‎. Barrons Educational Series. ISBN-13: 978-0764178436
•Blaxxun/bitmanagement (2002-2010). 3d Authoring Manual. Blaxxun/bitmanagement (disponível online)
•Carey, Rikk e Bell, Gavin (1997). The Annotated VRML 97 Reference Manual, (disponível online)
•Davis, Erik (2002), Tecnognose. Editorial Notícias. ISBN: 9789724611815
Outros documentos atualizados a distribuir online


Metodologias de Ensino:
E-Learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 234
Total de Horas de Contacto: 35

Avaliação:
A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.