TEMAS DE CULTURA LITERáRIA
Código: 52055
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Literatura
Palavras-Chave:
    Ser-português
    Geração de 70
    Geração de Orpheu
    Imaginário nacional
Docente:
Ana Nascimento Piedade
Área Científica: Literatura e Cultura Portuguesas
Correio Eletrónico: ananp@uab.pt

Sinopse:

Tendo como eixo congregador do programa o estudo de uma parte relevante da obra de Eduardo Lourenço, propõe-se, na unidade curricular Temas de Cultura Literária, uma reflexão sobre o contributo da literatura – produzida no período balizado entre a Regeneração, no século XIX, e o primeiro Modernismo português, no século XX – na configuração e problematização das formas diversificadas através das quais o imaginário nacional tem convivido com os modos de pensar e de ser-português.



Competências:

No final desta unidade curricular, o mestrando deverá ter adquirido:

•capacidade de apreensão articulada das relações dinâmicas existentes entre os textos de índole teórica e programática e os textos literários e metaliterários que com eles se relacionam;
•capacidade de interpretação e de reflexão crítica, no âmbito do elenco programático abordado, assim como o exercício de uma forma de expressão correcta, estruturada e fundamentada;
•capacidade de efectuar uma investigação selectiva e coerente com vista à elaboração de trabalhos que conjuguem conhecimentos adquiridos, reflexão crítica e perspectivas originais.




 



Conteúdos:

A unidade curricular Temas de Cultura Literária propõe o estudo analítico-crítico das formas como a Geração de 70 e a Geração de Orpheu interpelaram Portugal, problematizando e interpretando os seus rumos e destino, tendo como base a produção doutrinária e literária de alguns dos seus principais membros, a par da reflexão que Eduardo Lourenço dedicou quer à referida produção quer ao tema Portugal.



Bibliografia:

NOTA: Indicam-se aqui apenas algumas obras de leitura obrigatória e de referência. Para cada um dos temas do elenco programático será indicada bibliografia específica, no decorrer da leccionação da unidade curricular.

FRANÇA, José-Augusto, O Romantismo em Portugal. Estudo de Factos Socioculturais, Lisboa, Livros Horizonte, 1999.
LOURENÇO, Eduardo, Nós e a Europa ou as Duas Razões, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1994.
LOURENÇO, Eduardo, O Labirinto da Saudade, Lisboa, Gradiva, 2005.
LOURENÇO, Eduardo, Portugal como Destino seguido de Mitologia da Saudade, Lisboa, Gradiva, 1999.
MARTINS, Guilherme D'Oliveira, Portugal. Identidade e Diferença - Aventuras da Memória, Lisboa, Gradiva, 2007.
PIEDADE, Ana Nascimento, "Eduardo Lourenço, património da nossa cultura, in Meridianos Lusófonos, Coord. Petar Petrov, Lisboa, Roma Editora, 2008, p. 149-170.
PIEDADE, Outra Margem - Estudos de Literatura e Cultura Portuguesas, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.
REIS, Carlos e Maria da Natividade Pires, (Org.), História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. V – O Romantismo, Lisboa, Editorial Verbo, 1993 (capítulos 7. e 8.).
RIBEIRO, Maria Aparecida, (Org.), História Crítica da Literatura Portuguesa, Vol. VI – Realismo e Naturalismo, Lisboa, Editorial Verbo, 1994 (capítulo 2.).



Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 208
Total de Horas de Contacto: 31

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.