LEITURAS LITERáRIAS ORIENTADAS
Código: 52056
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Literatura
Palavras-Chave:
    Crítica
    Representação
    Realismo
Docente:
Maria do Rosário da Cunha Duarte
Área Científica: Literatura.
Correio Eletrónico: rcunha@uab.pt

Sinopse:
No âmbito dos estudos literários, a ficção é um conceito básico e transversal, quer em termos periodológicos, como genológicos. A consciência da sua especificidade permite uma abordagem do texto ficcional com rigor e sentido crítico: reconhecendo embora o poder representacional da literatura, bem como o seu valor epistemológico, opõe-se a uma relação meramente especular entre a palavra literária e o mundo que representa. Por outro lado, a reflexão que se pretende levar a cabo nesta unidade curricular permite acentuar o facto de que o Realismo literário não esgotou a importância concedida pela literatura ao mundo envolvente, mas de que há outras formas, em outros momentos da evolução literária, de olhar e de traduzir esse mesmo mundo.


Competências:
Depois de concluída esta Unidade Curricular, o Estudante deverá possuir as seguintes capacidades:
- utilização pertinente de conceitos operatórios no âmbito de diferentes formas de abordagem crítica do texto literário;
- articulação entre diferentes momentos da evolução literária;
- reflexão crítica relativamente aos temas em análise, assim como o exercício de uma forma de expressão correcta e estruturada.

 



Conteúdos:

1.    Ficção, representação e mimese
2.    Romance e representação do real
2.1    – O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós
2.2    – Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira
2.3    – Os Cus de Judas, de António Lobo Antunes.
 


Bibliografia:
- COHN, Dorrit – La transparence intérieure. (Título original: Transparent Minds). Paris: Éditions du Seuil, 1981.
- GENETTE, Gérard – Fiction et diction. Paris: Éditions du Seuil, 1991.
- MARTÍNEZ BONATI, Félix – La ficción narrativa (Su lógica y ontologia). Murcia: Universidad de Murcia, 1992.
- SCHAEFFER, Jean-Marie – Pourquoi la fiction?. Paris: Éditions du Seuil, 1999.
- SEGRE, Cesare – Introdução à análise do texto literário. Lisboa: Editorial Estampa, 1999.
 


Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 208
Total de Horas de Contacto: 32

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:

É obrigatório o recurso a um computador com ligação de banda larga à Internet.