METODOLOGIAS DE INVESTIGAçãO
Código: 52065
ECTS: 10
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Ciências da Informação
Palavras-Chave:
    Pesquisa
    Metodologia
    Ciências Sociais
Docente:
Mário José Filipe da Silva
Área Científica: Linguística Aplicada (Estudos Portugueses – Política de Língua)
Correio Eletrónico: mario.silva@uab.pt

Sinopse:
A unidade curricular tem por principal objetivo analisar e discutir os aspetos metodológicos que envolvem a pesquisa orientada para os fenómenos e problemas das ciências da documentação com vista a um melhor planeamento da intervenção social nessa área e a apresentação da pesquisa em projetos e relatórios.


Competências:
No final da unidade, os estudantes estarão aptos a iniciar, seguir e concluir processos de pesquisa adequados, nomeadamente:
-estabelecer programas de pesquisa;
-aplicar técnicas de inquirição ao público e bibliotecários;
- proceder à recolha e tratamento de dados;
- elaborar relatórios e projetos de pesquisa.


Conteúdos:
1.Hipóteses e problemas de investigação na área das bibliotecas
2.O processo de investigação: paradigmas e métodos de investigação em ciências sociais.
3.Técnicas de recolha de dados: o inquérito por entrevista e por questionário.
4.Estrutura e elaboração de relatórios e projetos de pesquisa..


Bibliografia:

Azevedo, Mário, 2008, Teses, relatórios e trabalhos escolares,6ª edição, Lisboa: Universidade Católica.
Carmo, Hermano e Manuela Malheiro Ferreira, 2001, Metodologia da Investigação – Guia para a auto-aprendizagem, Lisboa: Universidade Aberta in guia.
Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon, 1993, O inquérito, Tradução de Conceição Lemos Pires, Oeiras: Celta Editora.
Quivy, Raymond e Luc van Campenhoudt (s/d), Manual de Investigação em Ciências Sociais in manual.
Silva, A. e J- Madureira Pinto, 1999, Metodologia das Ciências Sociais, Lisboa: Afrontamento.



Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Total de Horas de Trabalho: 208
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.