ANáLISE DO DISCURSO
Código: 51147
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Linguística
Palavras-Chave:
    1. linguagem
    2. interação
    3. argumentação
    4. tipologias textuais
Docente:
Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara
Área Científica: Linguística.
Correio Eletrónico: irseara@uab.pt

Sinopse:
A Análise do Discurso é um campo da das ciências da linguagem cujo objeto de estudo, tal como a designação indicia, se dedica à análise e compreensão do discurso, entendido este como prática social, indissociável do contexto histórico-social em que foi produzido e reflexo de uma forma de ação e de uma interatividade.
A Análise do Discurso, ao promover a interdisciplinaridade, nomeadamente com a História, a Sociologia, a Psicanálise, a Pragmática e a Retórica, surge como domínio de investigação em que dialogam várias correntes, desde a etnografia da comunicação (Gumperz e Hymes) até à análise conversacional, inspirada em abordagens  interacionistas de Goffman.
Privilegiar-se-á, nesta unidade curricular, a escola francesa da Análise do Discurso, cujos principias mentores foram, desde os finais dos anos 60, Saussure, Althusser, Foucault, Lacan, Dubois, Pêcheux e, na atualidade, Maingueneau, Charaudeau, Rastier, Plantin e Kerbrat-Orecchioni.


Competências:
Pretende-se que, no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
•conhecer os principais momentos na evolução da  disciplina Análise do Discurso;
•conhecer os diferentes modelos teóricos que se inscrevem no âmbito da perspectiva do da análise do discurso;
•compreender a importância matricial das  articulações  interdisciplinares;
•compreender o discurso como meio de socialização e de auto-construção;
•explicitar os mecanismos linguístico-discursivos subjacentes a cada tipo de texto;
•aplicar seletiva e criticamente os pressupostos teóricos adquiridos na análise de diferentes tipos de textos.


Conteúdos:
1. Análise do discurso: teorias linguísticas e história da Análise do Discurso
1.1. Similitudes e divergências de outras abordagens: Análise Conversacional, Linguística do texto, Análise Crítica do Discurso
1.2. As principais tendências: formalistas, sociológicas, históricas
1.3. A conjuntura atual da Análise do Discurso
2. Os principais conceitos em Análise do Discurso
2.1. Língua, discurso, interação, ato de fala e argumentação
2.2. Heterogeneidade discursiva e materialidade linguística
2.3. Géneros textuais e tipologias discursivas
2.4. Dialogismo e polifonia
3. Aplicação dos conceitos teóricos na análise de textos
3.1. Identificação dos mecanismos linguístico-discursivos de cada tipo de texto;
3.2. Pertinência e adequação desses mecanismos no género discursivo em análise.


Bibliografia:
ADAM, Jean-Michel. 1990. Éléments de linguistique textuelle: théorie et pratique de l’analyse textuelle, Pierre Mardaga.
BROWN, G., YULE, G. 2005 . Discourse Analysis, Cambridge University Press.
CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENEAU, Dominique 2002. Dictionnaire d’Analyse du Discours, Éditions du Seuil.
GOFFMAN, Erving. 1973. La mise en scène de la vie quotidienne, Tomos 1 e 2, Paris, Les Éditions de Minuit.
GUMPERZ, John 1996. Language and social identity, Cambridge University Press.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. 2001. Les actes de langage dans le discours. discours en interaction, Paris, Nathan.
KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. 2005. Le discours en interaction, Armand Colin.
MAINGUENEAU, Dominique. 1996. Les Termes clés de l’analyse du discours, Paris, Éditions du Seuil.
TANNEN, Deborah. et al.2001. Handbook of Discourse Analysis, Oxford:  Blackwell.
VAN DIJK, Teun A. 1997. Discourse Studies. London: Sage (2 vols).


Metodologias de Ensino:
E-learning.



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Os estudantes devem ter acesso regular a computador com ligação de banda larga à Internet.