ESTUDOS INTERARTES DE EXPRESSãO PORTUGUESA
Código: 51156
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Estudos Literários
Palavras-Chave:
    Literatura
    Interartes
    Criação/produção artística
    Lusofonia
Docente:
Dionísio Vila Maior
Área Científica: Literatura.
Correio Eletrónico: dionisio@uab.pt
Tel.: 239 852 810
Horário de Presença Letiva: 5ª feira: 13h30-19h30; 6ª feira: 14h00-17h00

Sinopse:

Com a presente unidade curricular — e sempre num contexto de transversalidade multidisciplinar —, procurar-se-á proporcionar ao estudante um conjunto de reflexões e de instrumentos de leitura que, de modo axial, incidirão sobre a relação (de índole essencialmente semiótica) entre diferentes produções discursivas (literária, musical, cinematográfica e pictórica). Nesse sentido, privilegiando-se uma metodologia de recorte dialógica e comparativista, serão estudados e analisados a relação entre algumas produções literárias e artísticas, mas também, e sobretudo, alguns dos fundamentos estéticos mais importantes que têm explicado, consentido e legitimado a relação entre a literatura e outras artes, com especial incidência, todavia, para o século XX.



Competências:

A presente unidade curricular visa conferir aos alunos competências gerais, no âmbito da formação literária e artístico-cultural, de acordo com uma perspetiva científico-cultural transversal de caráter interdisciplinar e multidisciplinar. Para isso, visar-se-á, acima de tudo, desenvolver nos Alunos um conjunto de competências gerais, no âmbito da formação literária e artístico-cultural, de acordo com uma perspetiva científico-cultural transversal de carácter pluridiscursivo. Assim, privilegiando-se uma metodologia de recorte comparativista e dialógica (no sentido bakhtiniano), procurar-se-á refletir sobre a relação entre algumas produções literárias e artísticas, mas também, e sobretudo, sobre alguns dos fundamentos estéticos mais importantes que têm explicado, consentido e legitimado a relação entre a literatura e outras artes de expressão portuguesa, com especial incidência, todavia, para o século XX.



Conteúdos:
Literatura e outras Artes: objectos e limites de uma relação; Literatura e outras Artes: encontros e transposições; A Literatura e o debate de uma Teoria estética da Arte; A criação/produção literária e a criação/produção artística; Ut pictura poesis; Literatura e Música; Literatura e Cinema; Literatura e pintura.


Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA
BRUNEL, P.; CHEVREL, Y.[Dir.] (1989) - Précis de Littérature Comparée, Paris, P.U.F.
PAGEAUX, D-H. (1994) - «Littérature et Arts», La littérature générale et comparée, Paris, Armand Colin Éd.,pp.149-167.
SILVA, V. M. A. (1990) - Teoria e Metodologia Literárias, Lx, Univ. Aberta (Cap 7)
STEINER, G. (1993) - Presenças Reais, Lx, Presença.

BIBLIOGRAFIA SUPLEMENTAR
ADORNO, Th. W. (s/d) -Teoria Estética, Lx, Ed.70.
BENJAMIN, W. (1985) - «A Obra de Arte na Era da sua Reprodução Técnica», Estéticas do Cinema, Lx, D.Quixote,pp.15-49.
BOURDIEU, P. (1996) - As Regras da Arte. Génese e Estrutura do Campo Literário, Lx, Presença.
CHATMAN, Seymour (1978) -Story and discourse: Narrative structure in fiction and film, Ithaca-London, Cornell Univ Press.
ECO, U. (1981) - A definição da arte, Lx, Ed.70.
GENETTE, G. (1994) - L’Oeuvre de l’art – Immanence et transcendence, Paris, Éd.Seuil.
VILA MAIOR, D.(2001) - Literatura em Discurso(s), Coimbra, Pé de Página.
VILA MAIOR, Dionísio (2008) - «Fernando Pessoa: um diálogo com a Lusofonia”, in Actas do Colóquio “Diálogos com a Lusofonia” (realizado na Universidade de Varsóvia, em 10 e 11 de Dezembro de 2007), Varsóvia, Secção de Estudos Luso-brasileiros do  Instituto de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos da Universidade de Varsóvia, pp.449-467 (http://iberystyka-uw.home.pl/pdf/Dialogos-Lusofonia/Coloquio_ISIiI-UW_34_VILA-MAIOR-Dionisio_Fernando-Pessoa-Um-dialogo-com-a-Lusofonia.pdf)
Nota) Poderá ser indicada outra bibliografia em Inglês, Francês, Castelhano e/ou Italiano.
Nota) Será, entretanto, aconselhada a leitura de alguns textos, o visionamento de alguns filmes e a audição de algumas músicas (ou vídeos de música).



Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:

É obrigatório o recurso a um computador comligação de banda larga à Internet. Poderáser, entretanto, aconselhada alguma bibliografia em inglês, francês, castelhanoe/ou italiano.