FUNDAMENTOS DE BASES DE DADOS
Código: 21053ECTS: 6Departamento: Departamento de Ciências e TecnologiaÁrea Científica: Engenharia InformáticaPalavras-Chave: 1. bases de dados
2. modelo relacional
3. modelo entidade -relação
4. Consultas SQL- structure query language
Docente:Luís Cavique Área Científica: Informática.Correio Eletrónico: luis.cavique@uab.ptSinopse:
As bases de dados relacionais são da maior importância nos sistemas de informação. Questões como a integridade referencial na entrada dos dados, os modelos dos dados e o desenvolvimento de consultas e subconsultas serão amplamente tratados nesta unidade curricular.Competências:
Reconhecer o papel e a importância das bases de dados no contexto mais geral dos sistemas de informação;
Identificar as principais técnicas, metodologias e ferramentas de bases de dados, nomeadamente, criação de consultas, manipulação de dados, desenvolvimentos de modelos de dados e conceitos teóricos sobre bases de dados relacionais;
Aplicar técnicas de bases de dados para implementar soluções computacionais com vista a resolver problemas de média complexidade.Conteúdos:
Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD)
Linguagem Structured Query Language e Álgebra Relacional
Modelo Entidade-Relação e Formas Normais
Projeto de Bases de DadosBibliografia:
Database System Concepts,Abraham Silberschatz, Henry Korth, S. Sudarshan, McGraw-Hill Science/Engineering/Math, ISBN-10: 0073523321
Fundamentos de Bases de Dados, Feliz Gouveia, FCA – Editora de Informática, ISBN: 978-972-722-799-0Metodologias de Ensino:
E-learning.
Total de Horas de Trabalho: 156Total de Horas de Contacto: 26Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos
escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final
do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um
único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.Observações:
Apresentação pessoal do docente