LITERATURA E IMAGINáRIO
Código: 52029
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Humanidades
Palavras-Chave:
    Imaginário
    Mito
    Literatura e Artes
    Identidade
Docente:
Isabel Maria de Barros Dias
Área Científica: Literatura.
Correio Eletrónico: isabel.dias@uab.pt

Sinopse:

Começando por definir metodologias, perspetivas e conceitos operativos indispensáveis ao estudo do imaginário, este seminário pretende evidenciar, através do estudo de alguns temas recorrentes e estruturantes da cultura ocidental, a função estruturante das matrizes míticas, enquanto autêntico reservatório de formas e de significações, na construção da obra artística, com particular destaque para a literatura.



Competências:
Pretende-se que, no final deste seminário, o/a estudante seja capaz de:
  • Dominar e aplicar, de forma adequada e crítica, as metodologias e conceitos operativos apreendidos, no âmbito dos estudos sobre o imaginário;
  • Conduzir uma reflexão ou uma pesquisa de forma individual e colaborativa, expressando-se de modo estruturado e fundamentado;
  • Transferir conhecimentos adquiridos para representações artísticas de natureza e épocas distintas;
  • Pesquisar e formular hipóteses viáveis com vista à elaboração de reflexões pessoais e trabalhos originais.
 
 


Conteúdos:
Tema I | O Imaginário: conceitos, abordagens e metodologias
1. O que é o imaginário?
2. Mito e imaginário: alguns conceitos operativos
3. O Imaginário: abordagens, metodologias, conceitos e aplicações 
 
Tema II | Monstros e Herois: trajetórias míticas e identitárias
1. O mitologema do herói: modelos e transformações: literatura, publicidade, cinema, iconografia, banda desenhada...
2. O monstro como desafio à representação
3. O herói e o monstro na literatura e nas artes: leituras comparadas
4. Imaginários virtuais
 
 


Bibliografia:
CAMPBELL, Joseph, O herói de mil faces, São Paulo, Cultrix, 1997
DAMÁSIO, António, O Livro da Consciência, Lisboa, Círculo de Leitores, 2010
DAMÁSIO, António, O Sentimento de Si. Corpo, Emoção e Consciência, Lisboa, Círculo de Leitores, 2013
DUBOIS, Claude-Gilbert, Mythologies de l'Occident: les bases religieuses de la culture occidentale, Paris, Ellipses, 2007
DURAND, Gilbert, A imaginação simbólica (trad. Maria de Fátima Morna), Lisboa, Arcádia, 1979
DURAND, Gilbert, As estruturas antropológicas do Imaginário(trad. Helder Godinho), Lisboa, Ed. Presença, 1989.
DURAND, Gilbert, Mito, símbolo e mitodologia (trad. H. Godinho e V. Jabouille), Lisboa, Clivagem, 1982
GIL, José, Metamorfoses do corpo, Lisboa, Relógio d’Água, 1997
JUNG, C.-G., Métamorphoses de l’âme et ses symboles,Genève, Georg, 1953.
LACAN, J., «Le symbolique, l'imaginaire et le réel»,Bulletin de l'Association Freudienne, 1, 1982
RANK, Otto, The Myth of the Birth of the Hero: A Psychological Interpretation of Mythology, New York, 1914 [disponível online] 
THOMAS, J., Introduction aux méthodologies de l’imaginaire, Paris, Ellipses, 1998.
WUNENBURGER, Jean-Jacques, A razão contraditória, Ciências e filosofias modernas: o pensamento complexo, Lisboa, Instituto Piaget, 1996 
WUNENBURGER, Jean-Jacques, L'imaginaire, Paris, PUF, 2003 (tradução brasileira: O Imaginário, edições Loyola, 2007)
WUNENBURGER, Jean-Jacques, Uma Utopia da Razão, Lisboa, Instituto Piaget, 2004.
 
 


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 208
Total de Horas de Contacto: 44

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.