REALIDADE VIRTUAL DISTRIBUíDA
Código: 22120
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Tecnologias de Informação e Comunicação
Palavras-Chave:
    Realidade Virtual
    Mundos 3D
    VRML/X3D
    Web 3D
Docente:
Vitor Cardoso
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: vcardoso@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular tem por finalidade proporcionar aos alunos os conhecimentos e as práticas fundamentais relacionadas com o desenvolvimento de ambientes virtuais em 3D na World Wide Web. Numa primeira fase abordam-se os ambientes virtuais, a sua história e princípios de funcionamento. Na segunda parte estudam-se as tecnologias VRML/X3D (entre outras) e a sua utilização concreta na conceção de objetos 3D, personagens virtuais (avatares) e ambientes virtuais multiutilizador.


Competências:

Espera-se que ao concluir esta unidade curricular o aluno seja capaz de:
•Conhecer a importância das tecnologias e sistemas de realidade virtual e dos ambientes multiutilizador na conceção de espaços informativos tridimensionais em rede;
•Identificar os conceitos, modelos e técnicas de conceção e programação de ambientes e personagens virtuais para sistemas Web multiutilizador;
•Criar modelos e produzir protótipos que permitam aplicar os principais fundamentos e técnicas de desenvolvimento de aplicações e sistemas 3D;
•Desenhar e programar ambientes virtuais e sistemas Web multi-utilizador em contexto experimental e de uso corrente.



Conteúdos:
1.Evolução da realidade virtual (RV) e sua utilização na Web;
2.Sistemas de Realidade Virtual Multiutilizador (X3D/VRML, Second Life e outros);
3.Métodos, técnicas e procedimentos para a concepção de ambientes virtuais multiutilizador e de personagens virtuais;;
4.Programação em X3D/VRML;
5.Projeto Final.


Bibliografia:

Brutzman, Don e Daly, Leonard (2007) X3D: Extensible 3D Graphics for Web Authors. Morgan Kaufmann. ISBN: 978-0-12-088500-8
Danahe, Simon (2005). Creating 3D Worlds‎. Barrons Educational Series. ISBN-13: 978-0764178436
Blaxxun/bitmanagement (2002-2010). 3d Authoring Manual. Blaxxun/bitmanagement (disponível online)
Carey, Rikk e Bell, Gavin (1997). The Annotated VRML 97 Reference Manual, (disponível online)

Outros documentos serão distribuídos online.



Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 30

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.


Observações:
Assume-se que os estudantes dominam a língua inglesa ao nível da leitura.